No dia 27 de outubro, a Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão, foi palco de uma tarde memorável, com um auditório repleto de jovens que participaram ativamente no evento que assinalou a abertura de Itinerância 25/26 da Exposição Move-te por Valores promovida pelo PNED – Plano Nacional de Ética no Desporto.

O momento cultural, protagonizado por um aluno do Ensino Articulado, abriu o evento com arte e emoção. Seguiram-se as intervenções institucionais de Décio Viegas, Diretor do Agrupamento, Custódio Moreno, Vereador da Câmara Municipal de Olhão, e Lídia Praça, Vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, que reforçaram a importância da ética na formação dos jovens. “Esta exposição é muito mais do que uma mostra, é um apelo à ética, ao respeito e à educação pelo desporto. E é um orgulho começar este percurso nesta escola, que honra os valores que queremos promover”, afirmou Lídia Praça, sublinhando ainda que “o desporto é uma escola”. “Deve-se estar no desporto como se está na vida, com valores. Na vida não vale tudo. No desporto, para vencer, também não pode valer tudo. São estes valores que pretendemos passar. Acima do desporto estão os valores do desporto”, frisou.

Um dos momentos mais emocionantes foi a surpresa preparada para Ana Cabecinha, atleta olímpica e embaixadora da Ética no Desporto, que viu ser inaugurado um painel dedicado à sua história de vida e percurso desportivo, agora integrado na exposição. Natural de Olhão e ex-aluna da escola, Ana representou Portugal em quatro Jogos Olímpicos e é uma referência na marcha atlética nacional e internacional.

A mesa-redonda que contou com a participação de José Lima, Ana Cabecinha, Afonso Calé Marques, com moderação de Fernando Pinto, resultou num diálogo inspirador sobre os valores que devem nortear o desporto. O painel da escola trouxe à conversa jovens atletas e alunos que partilharam as suas experiências e reflexões sobre ética, respeito e superação. 

A exposição «Move-te por Valores» é uma mostra itinerante que percorre o país, incluindo Açores e Madeira, e estará presente em escolas, clubes e municípios. Composta por sete publicações, aborda temas como fair play, respeito, tolerância, entreajuda, disciplina e compreensão. A versão inclusiva, com QR codes, conteúdos áudio e informação em braille, garante que ninguém fica de fora.