Decorreu, no dia 27 de outubro, no Auditório do Centro Autárquico de Quarteira, a sessão de instalação da Assembleia de Freguesia e a tomada de posse do novo Executivo da Junta de Freguesia de Quarteira, em resultado das eleições autárquicas de 12 de outubro. Este ato público marcou o início do mandato 2025–2029, simbolizando um momento de continuidade e renovação democrática, em que todos os eleitos reafirmaram o seu compromisso com o futuro de Quarteira.

O novo Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, João Romão, tomou posse juntamente com os seis vogais eleitos Marta Teixeira, Verónica Martins, Manuel da Luz, Jenny Martins, Tiago Feijão e Álvaro Bota. A Mesa da Assembleia de Freguesia ficou constituída por Amélia Carmo como Presidente, Sónia Dallot como 1.ª Secretária e António Floriano como 2.º Secretário.


No seu discurso, João Romão destacou o orgulho e a responsabilidade de assumir a liderança da freguesia. “É um privilégio enorme estar nesta posição, privilégio esse que acarreta muitas e grandes responsabilidades”, declarou, sublinhando ainda o sentimento de gratidão e a vontade de trabalhar em proximidade com a comunidade. “Deixo de ser o professor dos meus alunos, o treinador dos meus atletas e o coordenador desportivo do meu clube, e passo a ser o Presidente de todos os Quarteirenses. A determinação e a vontade de fazer pela minha terra vão superar todos os obstáculos que surgirem pelo caminho”, garantiu.

Referindo-se ao papel essencial da autarquia, João Romão lembrou que a Junta de Freguesia é a primeira porta de entrada na administração pública. “Tem de ser a porta da solução e não do problema. O nosso compromisso é melhorar a qualidade dos serviços e responder com maior eficiência às necessidades das pessoas”, frisou, terminando com um apelo à união e ao trabalho conjunto: “Quero ouvir, dialogar e construir em conjunto as soluções que melhor servem a Quarteira de hoje e das próximas gerações. Está na hora de arregaçar as mangas e levarmos a nossa terra para um outro nível e eu conto com todos”.