O dia 1 de novembro vai ser de grande festa na freguesia da Mexilhoeira Grande, assinalando-se o 26.º aniversário de elevação à categoria de vila com um programa dinâmico para todos os gostos e idades. Um passeio, jogos de futebol, um magusto e muita animação musical são apenas algumas das sugestões para celebrar esta efeméride em comunidade. Uma das grandes novidades deste programa é a colaboração do Autódromo Internacional do Algarve, que levará a festa da Moto GP ao adro da Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande.

O programa arranca às 9h30 com um passeio de cicloturismo pela freguesia, cujo ponto de encontro será a sede de Freguesia da Mexilhoeira Grande, numa iniciativa promovida pela Associação Tic Tac, e que termina com um almoço partilhado, a partir das 12h. É também de manhã que o Mexilhoeira Grande Futebol Clube entra em campo e dá o pontapé de saída para esta celebração, com quatro jogos nos vários escalões. Assim, às 9h, a equipa Infantis B do clube local defronta o Portimonense, seguindo-se às 10h30 o confronto com o Aljezurense em Benjamins A1. Num jogo que coloca, de novo, duas equipas das freguesias do concelho frente a frente, os Benjamins A2 do Mexilhoeira Grande FC e do Alvorense entram em campo para lutar pela vitória a partir das 12h. O período da tarde fica reservado para o tradicional encontro Traquinas 2017, que terá lugar às 14h.

Ainda na área do desporto, o recinto instalado no adro da Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande abre às 15h30 para receber a exposição de motos «Road Show Moto GP», numa parceria com o Autódromo Internacional do Algarve, que abre o apetite dos fanáticos das duas rodas para a prova que está agendada para o fim de semana seguinte no circuito algarvio. Para além de expositores de produtos locais e das tradicionais barraquinhas de «comes e bebes», às 16h, o programa contempla um magusto, que antecede o baile animado pelo artista Marco Filipe, às 17h. À noite, pelas 21h30, os incríveis «MT 80 – We Rock the 80s» fecham com chave de ouro o dia dedicado à celebração da elevação da Mexilhoeira Grande à categoria de vila, uma celebração que promete criar memórias junto da população, dos mais novos aos mais idosos, contando com o associativismo local para cumprir este objetivo.