O Município de São Brás de Alportel iniciou, no dia 15 de outubro, a modernização dos abrigos de paragem de transporte público, um investimento no âmbito da estratégia de mobilidade e acessibilidade que visa melhorar o conforto, a segurança e a acessibilidade dos passageiros, promovendo uma mobilidade mais sustentável e inclusiva.
A intervenção abrange a substituição de seis abrigos, dos quais cinco se situam ao longo da Estrada Nacional 2 e um no sítio de Alfarrobeira da Tumba, no âmbito do projeto «Modernização de Abrigos de Paragens de Transporte Público na EN2 – Município de São Brás de Alportel». Em simultâneo, a Câmara Municipal encontra-se a desenvolver trabalhos de manutenção noutros abrigos da rede do município. A obra foi adjudicada à empresa VECOURBANDESIGN, Unipessoal Lda., por um investimento municipal de 28 mil e 920 euros, acrescidos de IVA, e tem um prazo de execução de 30 dias.
Esta iniciativa resulta de uma candidatura apresentada pela autarquia ao programa de apoio à Modernização de Paragens de Transporte Público. O projeto está em linha com os objetivos nacionais de mobilidade sustentável e com os princípios da Lei de Bases do Clima, contribuindo para tornar a rede de transportes públicos mais atrativa e funcional.
Com a substituição dos atuais abrigos, a Câmara Municipal pretende melhorar as condições de conforto, segurança e acessibilidade durante a espera dos passageiros; reduzir a pobreza de mobilidade, garantindo uma rede mais funcional e inclusiva; e modernizar o espaço urbano, com equipamentos duráveis, sustentáveis e integrados na paisagem. Este investimento reforça o compromisso do Município de São Brás de Alportel com a qualidade de vida da população, a coesão social e a valorização do espaço público.