O Município de Lagoa marcou presença, no dia 19 de outubro, na Feira Nacional de Gastronomia de Santarém, no âmbito do Dia do Algarve, reforçando o seu papel ativo na promoção da identidade gastronómica, enoturística e cultural da região. Esta participação enquadrou-se na estratégia do município de valorização dos produtos locais e das entidades promotoras da gastronomia e doçaria lagoense e algarvia.
Durante o evento, os Municípios de Lagoa e Lagos, em representação da região do Algarve e contando com o apoio de produtos dos concelhos de Monchique e São Brás de Alportel, apresentaram os sabores que refletem a autenticidade do território, com especial ênfase na qualidade e diversidade de agroalimentares locais. A presença lagoense integrou ainda a representação do projeto «Algarve Golden Terroir», iniciativa que congrega vários municípios e produtores da região, com o objetivo de valorizar os produtos endógenos de excelência e fortalecer a ligação entre o território, o vinho e a gastronomia.
No espaço dedicado ao Algarve Golden Terroir, estiveram em destaque produtos provenientes dos territórios parceiros do projeto, nomeadamente de Lagoa, Lagos, Monchique, Portimão e São Brás de Alportel que integram esta mesma rede de cooperação. Entre os produtos encontraram-se vinhos, bebidas espirituosas, doçaria tradicional, conservas, folar e outros de base local que evidenciam a riqueza e diversidade do património gastronómico e agrícola do barlavento e do sotavento algarvio.
