Após uma requalificação profunda, o Teatro Municipal António Pinheiro voltou a abrir portas a Tavira e à região, no dia 27 de setembro, devolvendo à comunidade um dos seus espaços culturais mais emblemáticos. O regresso à principal sala de espetáculos do concelho faz-se tendo como mote o retomar das práticas culturais e o reencontro com as artes.

A programação da primeira temporada artística é plural e ambiciosa, pensada para todas as idades e públicos, onde tradição e modernidade se encontram e dialogam. Nos dias 27 e 28 teve lugar a reabertura oficial com o espetáculo, encomendado pelo Município de Tavira, com a cantora Viviane, uma das vozes mais carismática da música portuguesa, e a Banda Musical de Tavira que celebra, este ano, o seu centenário. Foi um encontro único que aliou a tradição enraizada de uma instituição centenária à criatividade contemporânea de uma artista reconhecida nacionalmente – um diálogo entre gerações que honrou o passado, celebrou o presente e projetou o futuro da cultura em Tavira.

O dia 1 de outubro, Dia Mundial da Música, foi assinalado com o concerto da soprano de carreira internacional, Sofia Escobar. No dia 5 é a vez da Orquestra do Algarve apresentar-se com um programa de excelência. Seguem-se outros nomes da cena musical portuguesa: os Capitão Fausto (26 de outubro), Nena (2 de novembro) e A Garota Não (29 de novembro), três projetos de referência que cruzam linguagens, estilos e gerações.

(...)

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina e Município de Tavira

Veja a reportagem completa em: