O Auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo acolheu, no dia 26 de outubro, a cerimónia de instalação dos novos órgãos autárquicos do concelho para o mandato dos próximos quatro anos. No evento, que contou com casa cheia, marcaram presença várias entidades regionais e locais, uma deputada do Governo Central, bem como numerosos munícipes.

O novo executivo municipal, presidido por Paula Freitas, integra também o vereador Luís Paixão, ambos eleitos pelo Partido Social Democrata (PPD/PSD), assim como as vereadoras Rute Silva e Dora Guerreiro, eleitas pelo Partido Socialista (PS), e o vereador Afonso Nascimento, do CHEGA (CH). Com esta tomada de posse, tem início um novo ciclo autárquico em Vila do Bispo e, no seu primeiro discurso, a presidente da Câmara Municipal empossada apresentou as suas principais prioridades, deixando claro que “…as pessoas estarão no centro de todas as decisões”. “As crianças, as famílias, os jovens e os idosos serão o verdadeiro foco das nossas políticas. E vamos começar por aquilo que é mais urgente e mais estruturante: a Educação e a Habitação”.

Relativamente à Educação, adiantou que “vamos projetar o novo Centro Escolar de Vila do Bispo, permitir que as crianças do 1.º ciclo de Vila do Bispo tenham uma escola na verdadeira aceção da palavra, vamos projetar o Centro Escolar de Sagres, e tornar realidade uma nova creche, porque uma terra que investe nas suas crianças, investe em si mesma”. No que toca à Habitação, assegurou que “…daremos continuidade aos projetos de habitação no âmbito do 1.º Direito”. “É urgente garantir casas acessíveis para jovens e famílias, habitação de função para médicos, enfermeiros, professores e outros profissionais, e soluções para quem quer viver e trabalhar aqui”.

Paralelamente, Paula Freitas destacou ainda como prioridade a reabilitação dos centros urbanos. “Vamos nova vida ao património e criar condições para que ninguém precise de deixar Vila do Bispo para construir o seu projeto de vida”, frisou, sublinhando também que a sua “forma de governar será orientada por três princípios fundamentais: competência, mérito e transparência”.

Durante a cerimónia teve igualmente lugar a tomada de posse dos membros da Assembleia Municipal, constituída pelos 15 deputados municipais eleitos diretamente, 7 pela lista do (PPD/PSD), 6 pela lista do PS e 2 pela lista do CHEGA, e os 4 presidentes das Juntas de Freguesia eleitos, 1 pela Lista Unitária pelo Progresso, 2 pelo PS e 1 pelo Mover Vila do Bispo e Raposeira. Após a tomada de posse dos novos órgãos autárquicos, realizou-se a primeira reunião da Assembleia Municipal que elegeu a constituição da mesa, em que José Marques foi designado como presidente e Maria das Candeias Batista e Paulo Borges como secretários.

Foto: Daniel Pina