A Reabilitação e Recuperação do Cordão Dunar da Meia Praia, que foi executada com apoio financeiro do Fundo de Coesão da União Europeia, é um dos 25 finalistas selecionados no âmbito da iniciativa Prémios dos Fundos Europeus. O projeto de Lagos, distinguido na categoria «Portugal + Verde», será publicamente apresentado em Coimbra, no dia 18 de outubro, numa sessão que determinará o vencedor de cada uma das categorias.
Todos os projetos finalistas às várias categorias temáticas são, também, automaticamente inseridos na categoria «Escolha do Público», onde o público poderá votar no projeto que considere mais relevante, independentemente do eixo a que este se refere. A iniciativa – da responsabilidade da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P., no âmbito da Rede de Comunicação do Portugal 2030, que conta com o apoio e envolvimento direto das Autoridades de Gestão – está inserida na segunda edição da Mostra de Fundos Europeus, que se realiza entre os dias 16 e 18 de outubro na cidade dos estudantes.
De acordo com a entidade organizadora, o objetivo da Mostra e dos Prémios é aumentar a notoriedade dos fundos europeus em Portugal e reforçar a perceção pública positiva sobre a aplicação dos mesmos. A atribuição destes prémios pretende, também, contribuir para o aumento da qualificação da procura, inspirando beneficiários e potenciais beneficiários a desenvolverem projetos mais alinhados com as prioridades europeias, de formas cada vez mais inovadoras e impactantes nas suas áreas e territórios de atuação.