As eleições autárquicas que se realizaram, no dia 12 de outubro, no concelho de Olhão, registaram a menor percentagem de abstenção dos últimos 16 anos, ao votarem 52 por cento dos eleitores inscritos.

O Partido Socialista (PS) voltou a ser o mais votado no concelho de Olhão, conquistando 48,55 por cento dos votos (4 mandatos), o que permitiu a Ricardo Calé ser eleito o próximo presidente da Autarquia com maioria absoluta. O partido Chega obteve 29,24 por cento dos votos (2 mandatos) e o Partido Social Democrata/CDS conquistou 11,50 por cento (1 mandato) dos votos dos olhanenses. Foram ainda eleitos os vereadores Catarina Poço (PS), Custódio Moreno (PS), Jorge Ferreira (PS), Ricardo Moreira (Chega), Joaquim Manita (Chega) e António Andrade (PSD).

Para a Assembleia Municipal foi eleito presidente o candidato independente, com o apoio do PS, António Cabrita (43,58 por cento dos votos). Nas freguesias, o PS voltou a ser vencedor em Olhão (47,70 por cento dos votos), assim como em Pechão (51,59 por cento) e na Fuseta (53,22 por cento). Moncarapacho deu a vitória ao PSD (40,93 por cento).

Foto: Daniel Pina