Realizou-se, no dia 24 de outubro, uma caminhada solidária de sensibilização, promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro com o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, no âmbito da campanha Outubro Rosa. Destinada a toda a comunidade, esta caminhada de consciencialização pretendeu reforçar a importância de cuidar da saúde e valorizar o diagnóstico precoce do cancro da mama.

A campanha Outubro Rosa, dinamizada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro através do movimento «Vencer e Viver» e em representação da EUROPA DONNA – Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama, tem como objetivo informar e consciencializar a população para a importância do rastreio regular, bem como apoiar as mulheres e famílias que enfrentam esta doença. O cancro da mama continua a ser um grave problema de saúde pública, sendo o mais frequente entre as mulheres em Portugal. Quando detetado e tratado precocemente, apresenta uma taxa de cura superior a 90 por cento. A prevenção e o diagnóstico precoce são, por isso, as melhores ferramentas para vencer o cancro da mama e garantir uma vida mais longa e com qualidade.

O Município de São Brás de Alportel associa-se a esta causa nacional, reafirmando o seu compromisso com a promoção da saúde e do bem-estar da população. Como forma simbólica de adesão à campanha, o edifício dos Paços do Concelho encontra-se iluminado de rosa, reforçando visualmente esta mensagem de solidariedade. Com a mesma simbologia, encontra-se também Iluminado o edifico da Junta de Freguesia.

Também no âmbito de apoio a esta causa e inserido num protocolo de cooperação entre o Município de São Brás de Alportel e a Associação Oncológica do Algarve, foram entregues 111 «Almofadas de Coração» e 18 próteses provisórias, em nova edição da ação solidária do Município em parceria com as mãos solidárias das artesãs da Casa do Artesão e o apoio da comunidade são-brasense, com o intuito de proporcionar conforto físico e emocional a pessoas com cancro da mama. Nos próximos dias decorrerá o peditório nacional promovido pela Liga Portuguesa contra o Cancro, sendo uma vez mais apoiado pelo município que disponibiliza a voluntários que o desejem os devidos recipientes para realizar esta ação solidária, que decorre de 30 de outubro a 2 de novembro. Poderão solicitar os mesmos a através do número 289 840 019 ou gav@-sbras.pt.

Neste momento, está a ser criado justamente um núcleo local de voluntários da Liga Portuguesa contra o Cancro. Quem desejar ajudar esta causa poderá dirigir-se à Junta de Freguesia ou ao Gabinete do Munícipe da Câmara Municipal.