O sucesso do Programa de Combate ao Tabagismo que tem vindo a ser promovido pelo Município de Castro Marim foi divulgado, no dia 16 de outubro, nas 52.ª Jornadas Nacionales de Socidrogalcohol, que decorreram em Ourense, em Espanha. A apresentação «Como motivar al fumador» ficou a cargo do médico e ex-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, que atualmente continua, como voluntário, com o Programa de Combate ao Tabagismo.

Durante a sessão, o autarca partilhou a experiência deste projeto onde une o seu trabalho de médico com a psicologia para apoiar quem decide dar o passo mais importante da sua vida: deixar de fumar. O Programa de Combate ao Tabagismo do Município de Castro Marim, desde o seu início até ao mês de agosto deste ano, já acolheu cerca de 970 pessoas, tendo perto de 800 delas deixado de fumar ao fim de um ano, com uma taxa de sucesso de 82,37 por cento. “Mais do que números, o programa representa histórias de superação, coragem e mudança e aumenta substancialmente a qualidade e os anos de vida”, refere Francisco Amaral.

O autarca salienta ainda que “é importante refletir sobre o papel das autarquias na promoção da saúde pública e no apoio direto aos cidadãos, mostrando que é possível unir política local, medicina e compromisso social em prol do bem-estar coletivo”. “Esta é uma realidade que muda vidas”, reforçou Francisco Amaral.