Tomás Melo Gouveia tornou-se, no dia 24 de outubro, no primeiro jogador a vencer dois torneios do Timestamp Golf Tour, o circuito nacional de profissionais, sancionado pela Federação Portuguesa de Golfe (FPG) e pela PGA Portugal. O algarvio de 31 anos venceu o Lisbon Masters, de 10 mil euros em prémios monetários, realizado no centenário Lisbon Sports Club, em Belas, no concelho de Sintra.
Tomás Melo Gouveia já tinha ganho a primeira etapa do circuito, o Montebelo Golf Classic, em Viseu. Curiosamente, ambas as vitórias foram alcançadas após um play-off e sempre frente a um adversário de nome Pedro: em Montebelo derrotou Lencart e em Belas Figueiredo.
Tomás Melo Gouveia e Pedro Figueiredo são dois dos melhores golfistas portugueses. Em 2025 militaram ambos no HotelPlanner Tour, a segunda divisão do golfe profissional europeu, e ambos lutam ainda pela promoção ao DP World Tour em 2026, a primeira divisão europeia. Não admira que protagonistas desta qualidade tenham proporcionado um grande espetáculo. Terminaram empatados os 36 buracos regulamentares com 129 pancadas, 9 abaixo do Par, Melo Gouveia com voltas de 63 (recorde do campo) e 66, e Figgy com rondas de 65 e 64.
Foi necessário recorrer-se ao play-off e, sob a chuva insistente, os dois brilharam. Foi o momento mais emocionante do Timestamp Golf Tour. Um play-off que estendeu-se por cinco buracos. Começou com birdies de ambos no buraco 18 e terminou com o birdie de Melo Gouveia, de novo no 18. Jogou-se sucessivamente nos buracos 18-18-1-1-18, sendo o 18 um Par-4 e o 1 um Par-3.
O profissional da PING é o rei dos play-offs. Venceu assim os seus dois títulos no Timestamp Golf Tour e perdeu desse modo o Optilink Tour Championship do PT Tour. O Lisbon Masters foi a quinta etapa do Timestamp Golf Tour, depois do Montebelo Golf Classic (Viseu), do 6.º Solverde Players Championship (Espinho), do Campeonato Nacional de Profissionais (Troia) e do 42.º Open Pro-Am do Clube de Golfe da Ilha Terceira (Açores). A próxima etapa será no PGA Aroeira, em Almada, em finais de novembro.