O Turismo do Algarve levou a cabo, nos dias 26 e 27 de setembro, nos concelhos de Aljezur e Monchique, mais uma edição do Algarve Nature Fest, reforçando a aposta na valorização da natureza e do turismo sustentável no Algarve. O principal objetivo foi destacar os territórios do interior da região, porque o Algarve, defende o presidente da entidade regional de turismo, André Gomes, “não é apenas sol e mar”.
Apesar do cancelamento das atividades previstas para o dia 28 devido às condições meteorológicas adversas, o Algarve Nature Fest 2025 encerrou com um balanço muito positivo, tendo reunido mais de meio milhar de pessoas em dois dias de experiências ao ar livre. O arranque fez-se no dia 26, com um programa especialmente dedicado à comunidade escolar dos dois concelhos anfitriões. Duas centenas de alunos tiveram a oportunidade de experimentar atividades como caminhadas, surf, caiaque, passeios de bicicleta e observação da biodiversidade, aprendendo a valorizar o território de forma prática e divertida.
O Presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, juntou-se à abertura do festival, marcando presença no passeio interpretativo da biodiversidade pelo Vale das Amoreiras, em Aljezur, e na caminhada «Entre a Terra e a Água», em Monchique. “O Algarve Nature Fest é um dos eventos icónicos do Algarve. Hoje testemunhámos a alegria com que as crianças contactam com o ambiente; nos restantes dias, o enfoque na sustentabilidade demonstra que o Algarve é muito mais do que sol e mar, sendo um destino para 365 dias do ano”, enfatizou André Gomes.
No dia 27 de setembro, o festival abriu ao público em geral com cerca de 30 atividades gratuitas, que envolveram residentes e turistas. A diversidade da oferta – do mar à serra, das ondas ao jipe safari, do ioga ao mergulho – levou muitas atividades a esgotar rapidamente, revelando a crescente procura por experiências ligadas ao turismo ativo. Também no plano institucional, o Presidente do Turismo do Algarve destacou que “esta edição abrangeu dois territórios, abraçando dois concelhos infelizmente tocados pelo problema dos incêndios”. “Por isso, a sustentabilidade esteve presente em 40 ações programadas para mais de 500 participantes”.
Paralelamente, o evento incluiu uma vertente profissional que juntou cerca de 100 participantes em reuniões B2B, potenciando parcerias estratégicas para o setor, e acolheu ainda Fam e Press Trips com operadores turísticos internacionais e meios de comunicação estrangeiros, reforçando a promoção externa do destino. E, mais do que um festival de atividades, o Algarve Nature Fest 2025 assume-se como um compromisso com os territórios de Aljezur e Monchique, estando integrado na candidatura à Linha + Interior Turismo – Aviso «Regenerar Territórios», no âmbito do «Programa de Comunicação e Branding do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina», que visa valorizar os recursos endógenos dos concelhos e impulsionar a economia local, em estreita ligação com as comunidades.
Neste contexto, o festival foi também um dos momentos de ativação da nova campanha promocional conjunta do Turismo do Alentejo e do Turismo do Algarve, intitulada «Ao Natural é melhor», que celebra a autenticidade do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Com Aljezur, Monchique e Odemira como protagonistas, a campanha inspira-se na paisagem preservada, nas tradições enraizadas e na vivência não-digital que distingue este território. O objetivo é afirmar a região como um destino único e sustentável, capaz de atrair visitantes que procuram desligar-se do artificial e reconectar-se com o genuíno. “O facto de serem territórios do interior é algo em que apostamos com muita convicção. Assim, chamamos a atenção para uma atividade turística plural, diversificada e ao longo de todo o ano”, sublinha André Gomes.
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Região de Turismo do Algarve
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