Durante três dias, os participantes percorreram diferentes concelhos da região, num itinerário cuidadosamente preparado para dar a conhecer a autenticidade e a diversidade da oferta turística do Algarve. O programa incluiu visitas ao mercado de Faro com aula de cozinha e almoço na Tertúlia Algarvia, uma prova de azeites nos Viveiros Monterosa, uma clínica de golfe no Quinta do Vale, passeios de segway entre Monte Gordo e Vila Real de Santo António, uma atividade de tirolesa em Alcoutim e um passeio de barco ao pôr do sol na Fuseta. À mesa, os participantes tiveram oportunidade de degustar o melhor da gastronomia regional em restaurantes de referência como Noélia & Jerónimo, Casa do Polvo, Ponto de Encontro e Cantarinha do Guadiana. “O «Incentivo Algarve» é uma forma de reconhecer o contributo dos profissionais que, ao longo do ano, promovem o Algarve junto dos viajantes. Ao proporcionarmos um contacto direto com o território e as suas experiências, reforçamos o conhecimento sobre a região e a motivação em vendê-la. O mercado ibérico é, de resto, o nosso maior emissor de turistas, pelo que a cooperação com os agentes de viagens portugueses e espanhóis assume uma importância estratégica para a competitividade do destino”, sublinhou André Gomes, presidente do Turismo do Algarve.
Interrompida pela pandemia e retomada este ano, a iniciativa soma já largas dezenas de agentes convidados a conhecer o Algarve de forma experiencial, reforçando a ligação entre o destino e o trade ibérico. A edição de 2025 destacou ainda produtos complementares ao sol e mar – como a gastronomia e vinhos, o golfe, o turismo de natureza e as experiências culturais – em linha com as metas de diversificação e sustentabilidade definidas no Plano de Marketing Estratégico do Turismo do Algarve 2028 (PMETA 2028).
Realizada com o apoio do Programa Algarve 2030, no âmbito do projeto SIAC Internacionalizar + Algarve 3.0 | Promoção do Reconhecimento Internacional da Região do Algarve, a iniciativa enquadra-se nos esforços regionais de promoção externa e de internacionalização do destino, com especial foco nos setores do Enoturismo, Turismo Náutico, Turismo de Natureza, Algarve Citrus e Algarve Tech Hub.
