A Invisible CFO foi reconhecida pelo Web Summit como Impact Startup 2025, distinção atribuída a empresas que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, aliando o desempenho económico a um impacto positivo, tanto social como ambiental e económico. Com este reconhecimento, a startup passa a integrar um grupo restrito de projetos que colocam a sustentabilidade e a responsabilidade social no centro da sua estratégia, beneficiando assim de acesso exclusivo aos principais investidores, empresas líderes e meios de comunicação internacionais no âmbito do programa Impact Startups do Web Summit.
Fundada em 2024, a Invisible CFO é uma fintech portuguesa, com sede em Monchique, que tem como missão capacitar empreendedores e pequenas e médias empresas a tomar decisões financeiras mais inteligentes, através de uma solução híbrida que combina tecnologia e capital humano especializado. A vertente tecnológica recorre a algoritmos de otimização financeira e fiscal e à inteligência artificial, enquanto a vertente humana é assegurada por uma equipa multidisciplinar altamente qualificada nas áreas da contabilidade, finanças, estratégia e fiscalidade.
A Invisible CFO disponibiliza aos seus clientes contabilidade digital em tempo real e uma plataforma com informação financeira sempre atualizada que, complementada por aconselhamento semanal personalizado, oferece às PMEs o mesmo nível de apoio estratégico e visão de gestão das grandes organizações. A empresa já obteve financiamento de 300 mil euros de fundos europeus a fundo perdido, através do IEFP e do Algarve 2030, e aguarda decisão sobre o financiamento de 1 milhão de euros solicitado ao Banco de Fomento, através do programa deal-by-deal, para continuar a investir em inovação.
A participação da Invisible CFO no Web Summit Lisboa 2025 decorre do projeto Algarve Empreende 2026, promovido pela ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários e integrado no Programa Regional Algarve 2030. A iniciativa selecionou 24 startups do Algarve para integrarem o espaço coletivo «Start-Up Island Algarve Tech HUB», com o objetivo de promover o ecossistema empreendedor regional no maior palco nacional e internacional de inovação e tecnologia. “Ser reconhecida como Impact Startup pelo Web Summit é um marco importante para a Invisible CFO. Representar Portugal — e em particular o interior do Algarve — é um motivo de orgulho e um estímulo para continuarmos a inovar e a gerar impacto positivo nas vidas das empresas e dos empresários com quem colaboramos”, afirma Pedro Meireles, fundador e CEO da Invisible CFO. “É um motivo de orgulho termos a Invisible CFO instalada na Incubadora de Empresas de Monchique, sendo agora a única start-up fintech portuguesa distinguida com este selo de qualidade no Web Summit. A IEM tem desenvolvido o seu trabalho no sentido de atrair e apoiar empresas que pretendam instalar-se em Monchique e criar emprego”, indicam os responsáveis autárquicos.
