No âmbito das suas políticas de apoio à família, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel dá continuidade ao programa Vale + Natalidade e reforça mesmo o seu alcance, passando também a abranger as famílias de acolhimento, no momento em que recebem crianças ou jovens a seu cuidado, como reconhecimento pelo seu gesto altruísta.
Criado em 2016, este apoio constitui um incentivo à natalidade, uma ajuda concreta às famílias e, em simultâneo, um contributo para dinamizar o comércio local. Desde então, tem registado uma forte adesão e, só em 2024, o Vale + Natalidade chegou a 66 crianças são-brasenses, com uma avaliação muito positiva. Este ano, já foram entregues 40 vales, num apoio que se mantém em 150 euros por criança, valor atribuído desde 2023, face ao agravamento das dificuldades sentidas pelas famílias. Cada agregado recebe três vales de 50 euros, que podem ser utilizados no comércio local, de forma conjunta ou separada, para a aquisição de bens e serviços essenciais ao desenvolvimento das crianças, como saúde e higiene, mobiliário, equipamentos, medicamentos sujeitos a prescrição médica, puericultura, vestuário ou calçado.
Podem beneficiar do programa as famílias com recém-nascidos registados como naturais do concelho, as famílias que adotem crianças até aos 12 anos e, a partir de 2025, também as famílias de acolhimento. O Vale + Natalidade integra o Plano Municipal de Apoio à Família «Vale +», que inclui ainda o Vale + Educação (apoio à aquisição de material escolar no início do ano letivo), o Vale + Saúde (com rastreios de acuidade visual para crianças, numa primeira fase) e o programa de formação + Família, que aborda diversos desafios da vida familiar.
As famílias interessadas devem dirigir-se ao Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal, no Edifício dos Paços do Concelho (Rua Gago Coutinho, n.º 1), apresentando os comprovativos de residência e o registo da criança em São Brás de Alportel. Os vales devem ser levantados até ao final do presente ano.
