A Associação Grupo Coral de Lagos (AGCL) organiza o XLVIII Festival de Coros do Algarve, nos dias 25 e 26 de outubro, inserido no 13.º Ciclo de Encontros Corais em Terras do Infante. Este festival é o segundo encontro do ciclo, cuja edição de 2025 se iniciou em maio com o Encontro de Coros Infantis e Juvenis em Lagos, e assinala o arranque das comemorações dos 50 anos da AGCL.
Ao longo de meio século, a AGCL tem desempenhado um papel fundamental na promoção da música coral e na valorização da cultura algarvia. O festival, de reconhecido prestígio, é um espaço de encontro, partilha e celebração de diferentes coros, enriquecendo o panorama cultural da região e contribuindo para a sua projeção nacional.
No dia 25 de outubro, os concertos vão decorrer em simultâneo em três igrejas do Algarve, acolhendo diversos coros convidados, numa mostra de diversidade e talento coral, designadamente: o Coro ComSonante, sob a direção do maestro Luís Pedro Faro, às 17h, na Igreja de Nossa Senhora da Luz, na Praia da Luz; o Coro da Nova SBE, sob a direção do maestro Marcos Cerejo, às 17h30, na Igreja Paroquial de Bensafrim; e Cetóbriga Chamber Choir, sob a direção do maestro Gonçalo Lourenço; às 18h, na Igreja Matriz de Vila do Bispo. No dia 26, às 15h30, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Lagos (Igreja das Freiras), é palco do Concerto de Encerramento com todos os coros acima referidos e o Grupo Coral de Lagos, sob a direção da maestra Vera Batista. Este momento simbólico reforça os laços entre os grupos e celebra em uníssono a paixão pela música coral.
O Ciclo de Encontros Corais em Terras do Infante encerra a 2 de novembro, pelas 18h, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Lagos, com o Concerto «50 anos de Liberdade e de Democracia», pelo Coro de Câmara Lisboa Cantat, sob a direção do maestro Jorge Carvalho Alves.
