Primeiro a qualificação para o World Tour 2026, dois dias depois, a primeira vitória da carreira no circuito Challenger Series. Yolanda Hopkins conquistou, este sábado, o triunfo no Saquarema Pro e fechou com chave de ouro uma semana de sonho no Rio de Janeiro, na quinta e antepenúltima etapa do circuito Challenger Series, onde se definem as vagas de acesso ao World Tour de 2026.

Após se ter qualificado na véspera para a final, com um triunfo frente à australiana Sally Fitzgibbons, Yolanda disputou, na manhã do dia 18 de outubro, o heat decisivo frente à basca Annette Gonzalez Etxabarri. Com um surf muito poderoso, a surfista algarvia, de 27 anos, somou um total de 13,16 pontos, contra somente 10,20 da adversária.

O triunfo no Saquarema Pro, precisamente um ano depois de ter falhado a qualificação para a elite mundial feminino por somente uma bateria, neste mesmo local, colocou Yolanda na liderança do ranking, em igualdade pontual com a jovem francesa Tya Zebrowski, de somente 14 anos. Elas que vão discutir o triunfo no circuito Challenger Series 2025, mas que terão de chegar às meias-finais nas duas etapas que faltam para melhorar o atual registo.

Depois de a temporada ter começado com um triunfo de Francisca Veselko em Newcastle, na Austrália, Yolanda, que já tinha sido finalista vencida em Ballito, na África do Sul, alcançou, assim, a segunda vitória portuguesa da temporada no circuito Challenger Series, e o terceiro triunfo da história, depois da conquista de Teresa Bonvalot em Sydney, em 2022. O circuito Challenger Series só vai regressar à água no início de 2026, para as derradeiras etapas da luta pela qualificação para o circuito mundial. Os famosos tubos de Pipeline, no Havai, vão receber a penúltima etapa, com o circuito a fechar em Newcastle, na Austrália, onde, precisamente, começou.


Foto: WSL