A 15.ª edição da campanha «Escola Electrão», que promove a correta separação e encaminhamento para reciclagem de resíduos de pilhas, baterias e equipamentos elétricos, mas também de embalagens usadas, arrancou no início do ano letivo de 2025/2026 e conta já com a inscrição de 50 escolas do Distrito de Faro. As inscrições para este ano letivo continuam abertas e os estabelecimentos de ensino podem fazê-lo através do preenchimento de um formulário, na página da campanha no site do Electrão.

Esta ação de contribuir para a preservação do ambiente é convertida em prémios para as escolas que, por cada 100 quilos de pilhas, 100 quilos de lâmpadas ou 1000 quilos de equipamentos elétricos usados, recebem um cheque-prenda no valor de 75 euros. A nível nacional, a campanha conta já com mais de 500 escolas inscritas, sendo que, ao longo de 14 anos, a Escola Electrão recolheu mais de 7 mil e 300 toneladas de resíduos, o equivalente ao peso da estrutura da Torre Eiffel.

Para potenciar a sensibilização e a recolha das várias tipologias de resíduos, a campanha Escola Electrão está associada ao programa Ecovalor da EGF. O Electrão recolhe as pilhas, baterias e equipamentos elétricos e a EGF assegura a recolha das embalagens, dando às escolas participantes dos municípios servidos pelas empresas do grupo a possibilidade de ganhar prémios a dobrar. As escolas que combinam a participação nos dois programas – Escola Electrão e Recicla e Ganha – são beneficiadas com um ponto adicional como reconhecimento do seu compromisso com a reciclagem.

No âmbito da campanha do Electrão, as escolas são também desafiadas a promover atividades de sensibilização ambiental com a comunidade escolar. É o caso da iniciativa Repórter Electrão, que convida alunos e professores das escolas participantes a criar reportagens vídeo sobre a reciclagem de embalagens, pilhas e equipamentos elétricos e ainda do concurso Instalação Electrão, que desafia os alunos a usar a desenvolver uma instalação criativa a partir de equipamentos usados.

O desafio «Repórter Electrão» premeia trimestralmente um trabalho vencedor por cada nível de ensino no decorrer do ano letivo. Cada aluno e professor das equipas vencedoras recebe um cheque-prenda no valor de 50 euros. Já as escolas que apresentarem as três instalações mais criativas recebem um cheque prenda no valor de 200 euros.