Estreou, no dia 24 de outubro, no Teatro Lethes, em Faro, «A Festa», aquela que é a 89.ª produção da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve. E se a expetativa era elevada, devido à qualidade a que a estrutura capitaneada pelo ator e encenador Luís Vicente já nos habituou, no final, o sentimento geral do público era de completo êxtase.

«A Festa» é um texto sobre a família. Mãe, pai e filho partilham a mesma casa; a mãe tenta fazer alguns avanços para comemorar o aniversário de casamento, o pai procura qualquer motivo que o afaste daquela casa e o filho é incapaz de estabelecer qualquer comunicação. «A Festa» é um espetáculo sobre a família, que não sabe comunicar, que se esgota em tentativas de solucionar os seus próprios problemas, mas que acaba por criar inevitavelmente um ciclo repetitivo de mal-entendidos. «A Festa» é sobre as suas dúvidas e angústias daquela família, os seus conflitos e incapacidade de os resolver, tudo isto num formato de comédia que deixa a assistência a rir do princípio ao fim.

Com texto de Spiro Scimone e encenação de Bruno Martins, a interpretação está a cargo de André Canário, Carlos Pereira e do próprio Bruno Martins, simplesmente maravilhoso no papel de uma mãe que leva qualquer um ao desespero com as suas infindáveis questões, inquietações e uma vontade tremenda de agradar ao marido e filho, mas também de os por na linha. Imperdível.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Veja a reportagem completa em: