A quarta edição da Algarve Tech Hub Summit, que decorreu nos dias 6 e 7 de novembro, no Hotel Vila Galé, em Lagos, voltou a bater recordes, com a presença de mais de 500 participantes. “Há pessoas que vinham para o Web Summit, mas, entretanto, aproveitaram e vieram de propósito também aqui ao nosso evento, o que nos deixa muito orgulhosos por colocar o Algarve no mapa tecnológico europeu”, indica Joaquim Nascimento, presidente da Algarve Evolution. Ciência, saúde, educação, desporto, turismo, agroalimentar, economia azul, energia, digital, arte e cultura foram os temas em destaque nos dois dias de um evento que pretende “ser uma plataforma para explorar as últimas tendências da inovação em cada um destes campos”, explicou Efigénio Rebelo, presidente da direção da Algarve STP.
Cerca de 60 painéis e uma centena de oradores transformaram o Hotel Vila Galé Lagos num autêntico ecossistema de transferência de conhecimento, tecnologia e inovação, numa edição que superou todas as expectativas. Joaquim Nascimento considerou ainda que a “qualidade e o reconhecimento” são marcas incontornáveis da iniciativa que reuniu “speakers nacionais e internacionais que elevam a qualidade do evento”.
Paddy Coosgrave, Rahul Saxena, Tim Vieira, Linda Pereira, Tim Sitdikov, João Moreira Pires ou Frederico Gil são alguns dos nomes que passaram pela 4.º Algarve Tech Hub Summit. Numa organização conjunta da Algarve Tech Hub, Algarve STP – Systems and Technology Partnerships, Algarve Evolution e Universidade do Algarve (UAlg), a Algarve Tech Hub Summit “posiciona o Algarve como um polo de conhecimento e futuro, promovendo o diálogo entre academia, empresas e sociedade, e estimulando a criação de sinergias que potenciam a transferência de conhecimento e tecnologia”, enalteceu Paulo Águas, reitor da Universidade do Algarve. “A Algarve Tech Hub Summit representa uma oportunidade ímpar para reforçar a ligação entre a Universidade do Algarve e o ecossistema regional, nacional e internacional de inovação, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável”, acrescentou.
Lagos foi a cidade anfitriã da quarta edição da Algarve Tech Hub Summit, que decorreu no Hotel Vila Galé. Para Hugo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Lagos, a realização do evento no município “foi um sucesso e um motivo de orgulho”. “Tratou-se de um evento de extrema importância na consolidação e visibilidade da nossa aposta no empreendedorismo”, sublinhou, apontando ainda que “a realização deste grande evento veio de forma muito significativa e positiva associar o município ao tema, mostrando a todos os players envolvidos neste grande mercado, o trabalho e a dinâmica de Lagos na matéria”.
A Algarve Tech Hub Summit 2025 é um evento cooperativo do ecossistema de inovação do Algarve que promove tecnologia, negócio e talento e posiciona a região como polo de inovação de referência, mas também local de encontro, de inspiração e motivação “para continuarmos a transformar o Algarve num destino mais inteligente, mais sustentável, mais inovador”, referiu Jessica Costa, diretora executiva da AlgarveSTP. “Um verdadeiro destino de futuro na área da tecnologia, empreendedorismo e inovação. No fundo, fazer do Algarve um destino para todos”, rematou.
A Algarve Tech Hub Summit estará de regresso em 2026, com datas e local a anunciar. No entanto, Hugo Pereira deixou a certeza de que “Lagos está disponível para acolher a realização deste evento já na sua próxima edição e também em futuras, assim seja essa a decisão dos responsáveis pela sua organização”.
Foto: Adriana Urbano
