A etapa europeia da maior e mais difícil maratona do mundo, intitulada The Great World Race, decorreu pela primeira vez em Portugal, no dia 19 de novembro, na localidade de Altura, com cerca de 70 atletas de várias idades e nacionalidades.

O vencedor na categoria masculina da maratona foi o norte-americano Ryan Fleming, que fez a prova em pouco mais de três horas e nove minutos, enquanto, na categoria feminina, o primeiro lugar foi entregue a Roma Puisiene, da Lituânia, com um tempo superior a três horas e trinta e nove minutos. Já na meia maratona, o grande vencedor foi o irlandês Michael McDermott com um pouco mais de uma hora e quarenta e três minutos, sendo que, na categoria feminina, o primeiro lugar foi ocupado pela norte-americana Ellie Romnes, com pouco mais de duas horas e vinte e seis minutos. Um dos momentos mais marcantes desta etapa foi a participação das crianças das escolas do concelho de Castro Marim, que através da sua energia e animação transmitiram um apoio único aos atletas que estavam em competição, que se iniciou com a interpretação do Hino Nacional pela cantora Nádia Catarro.

Esta competição, composta por 7 maratonas, disputadas durante 7 dias nos 7 continentes do planeta Terra, colocou Altura, Castro Marim, o Algarve e Portugal em destaque a nível nacional, europeu e internacional. Os atletas começaram a prova na Cidade do Cabo (África), seguindo para a Antártida (Wolf’s Fang), passando pela Oceânia (Perth) e Ásia (Abu Dhabi), até chegarem a Altura, onde foram recebidos por um clima único, uma mistura de paisagens naturais e urbanas, os areais algarvios e as tradições de Castro Marim como o sal e a flor de sal.

Esta é uma prova considerada como exigente e difícil para todos os atletas, que têm de se superar a si próprios, aos diferentes climas que enfrentam e aos vários locais escolhidos, cada um com a sua especificidade e características, ao longo de 42 quilómetros, o que torna esta iniciativa única a nível mundial. Estes atletas, a bordo de um avião que se torna num autêntico hotel para descansar o máximo de tempo possível antes da próxima prova, seguiram posteriormente para a América Latina (Cartagena) e para a América do Norte (Miami), onde termina a competição, que tem um valor de inscrição de cerca de 50 mil dólares. Entre os atletas inscritos destacou-se Christian Brown Johnson, que aproveitou a sua participação nestas sete maratonas para tentar bater o recorde do livro do Guiness ao percorrer 50 quilómetros em cada continente, com o objetivo de sensibilizar para a causa da doença de Parkinson, suportado pela Fundação Michael J. Fox, fundada pelo ator que interpreta um dos protagonistas do filme «Regresso ao Futuro».

A prova em Altura, que regressa no próximo ano, foi organizada pela Ice Cap Adventures, em parceria com o Município de Castro Marim e com o apoio do Clube Recreativo Alturense.