Angelina Voloshchuk terminou uma das melhores semanas da carreira ao ser travada nas meias-finais do Loulé Ladies Open por Yeonwoo Ku, a recém-campeã de Lagos que vai discutir uma final no Algarve pela segunda semana consecutiva. Hibah Shaikh estará do outro lado da rede no derradeiro encontro da quinta edição deste ITF W35 que é organizado pelo Clube de Ténis de Loulé com os apoios da Câmara Municipal de Loulé e da Federação Portuguesa de Ténis.

A disputar as quartas meias-finais no circuito internacional, Angelina Voloshchuk (501.ª WTA) perseguia a primeira decisão, mas não resistiu ao bom momento de forma de Yeonwoo Ku (302.ª) e cedeu pelos parciais de 6-2 e 7-5 face à sul-coreana. Tal como no dia anterior, quando deixou para trás um mau arranque rumo à primeira vitória sobre Francisca Jorge, a jogadora portuguesa de 18 anos passou ao lado do primeiro set. Mas a mudança de estratégia para o segundo deu frutos rapidamente e com variações na altura de bola e alterações de direção constantes conseguiu criar dificuldades à sul-coreana. Com uma vantagem de 5-2, Voloshchuk reduziu a margem e aumentou o risco com uma série de pancadas agressivas que resultaram num aumento dos erros (ainda desperdiçou um set point) e deram a Ku a oportunidade de anular o break de atraso. A sexta cabeça de série foi eficaz a identificar a nova abordagem e embalou com uma série de cinco jogos consecutivos para rubricar o nono triunfo seguido no Algarve.

Na próxima semana, a jovem de 18 anos vai juntar-se à seleção nacional para preparar o play-off de acesso à fase final da Billie Jean King Cup, marcado para os dias 14, 15 e 16 de novembro frente à Austrália e o Brasil em Hobart. O título da quinta edição do Loulé Ladies Open será então discutido entre Yeonwoo Ku e Hibah Shaikh, jovem norte-americana de 23 anos que está na melhor classificação da carreira (531.ª) e garantiu a primeira vaga na decisão ao superar a francesa Alice Tubello (472.ª) por 6-3 e 7-5. Ambas venceram as três decisões que já disputaram esta temporada. A final acontece às 11h de domingo e vai ser transmitida em direto na Sport TV.

A galeria de campeãs foi inaugurada ainda este sábado com o triunfo de Britt Du Pree e Sarah Van Emst na final de pares. As tenistas dos Países Baixos confirmaram o estatuto de primeiras cabeças de série ao levarem a melhor sobre a romena Briana Szabo e a ucraniana Daria Yesypchuk — terceiras pré-designadas — com os parciais de 6-3 e 6-0 em apenas 58 minutos.