O Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, recebe, no dia 29 de novembro, às 19h, Cristina Branco com o espetáculo «Mulheres de Abril», um tributo emocionado à obra e ao legado de José Afonso.
Inspirado no novo disco homónimo, o concerto é uma continuação natural do aclamado álbum Abril (2007) e celebra as mulheres que Zeca cantou — figuras de coragem, sensibilidade e liberdade, retratadas com a visão progressista que o compositor sempre defendeu. Com a sua voz inconfundível e interpretação profunda, Cristina Branco revisita um repertório cuidadosamente escolhido, que inclui temas como «Teresa Torga», «Canção da Paciência», «De Não Saber o Que Me Espera», «Endechas a Bárbara Escrava» e «Verdes São os Campos».
Depois de uma digressão memorável em 2024, integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o espetáculo regressa agora com nova vida, novos arranjos e uma sonoridade renovada, mantendo a essência e emoção das canções de José Afonso. Além dos temas do novo álbum, o concerto inclui também clássicos intemporais como «Menino d’Oiro», «Venham Mais Cinco», «Redondo Vocábulo», «A Morte Saiu à Rua» e «Índios da Meia Praia».
Em palco, Cristina Branco vai estar acompanhada por Ricardo Dias (Piano e arranjos), Bernardo Moreira (Contrabaixo), Alexandre Frazão (Bateria), Mário Delgado (Guitarra elétrica) e Tomás Marques (Saxofone). “Canto Zeca Afonso pelo ideal que representa de humanidade, simplicidade e pela qualidade do seu trabalho. Qualquer músico tem de, obrigatoriamente, passar por Zeca Afonso e refletir sobre aquilo que ele nos deixou”, considera Cristina Branco.
