Custódio Moreno terminou as suas funções de Diretor Regional do Algarve do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, no dia 24 de outubro, para abraçar novos desafios como vereador na Câmara Municipal de Olhão. Na véspera, num jantar com as emoções à flor da pele, o rosto do desporto, juventude e associativismo jovem do Algarve da passada década despediu-se da sua equipa, da sua segunda «família», que não o quis deixar partir sem lhe preparar uma merecida homenagem com uma festa surpresa na sede do IPDJ, na qual compareceram dezenas de autarcas e dirigentes, homens e mulheres do desporto e do movimento associativo.

Quem conhece Custódio Moreno sabe que fala sempre com o coração na boca, que não consegue disfarçar ou mascarar sentimentos, que diz o que pensa, e que se dedica, de corpo e alma, às causas que abraça. Por isso, mal se apercebeu da «partida» que lhe tinham preparado, não conseguiu conter as lágrimas. Lágrimas que jorraram pelo rosto abaixo em todos os testemunhos, em todos as palavras, em todos os abraços e lembranças que recebeu.

No fim, antes do brinde coletivo no hall de entrada, as primeiras palavras foram para a família, para a esposa, para a irmã, para o filho e para a filha, o seu porto de abrigo, as suas fundações e alicerces, as forças-vivas que lhe deram força para se dedicar ao Algarve, mesmo que isso implicasse estar mais tempo junto dos outros do que dos seus próprios. Mais tarde, ao terminar uma das melhores etapas da sua vida, partilhou um enorme sentimento de gratidão e de consciência de dever cumprido. “Foram mais de 9 anos a trabalhar no IPDJ, com a minha equipa, de forma incansável, imbuído de um forte espírito de missão, na tentativa de contribuir para uma sociedade cada vez melhor e mais justa. Agarrámos esta missão, pautados pelo diálogo com todos, promovendo parcerias, estabelecendo pontes e fomentando a cooperação. Executar as políticas públicas nas áreas da juventude e do desporto, sempre foi um desafio sem limites, em que todos os momentos nos fascinavam e onde quisemos sempre fazer mais e melhor pelas comunidades”, lembrou.

No momento do adeus, endereçou um sincero e genuíno agradecimento a todos os parceiros nesta caminhada, “na certeza de que muito ficou por fazer (não fomos perfeitos; somos humanos), mas soubemos assumir as nossas responsabilidades e fazer a reflexão e a avaliação do nosso trabalho, com a humildade de sempre”. “O Algarve é uma região desafiante, com um enorme potencial. O associativismo de carácter juvenil e desportivo são excelentes agentes de desenvolvimento local, os quais muito nos orgulhamos de ter apoiado e incentivado a fortalecer o seu papel junto das populações, do litoral ao interior. Sempre de olhos postos no futuro e nos jovens, renovo os meus sinceros agradecimentos às parcerias e aos projetos (e foram muitos), que em conjunto potenciámos. Foram tempos de muitas conquistas, que perpetuaremos para sempre”, declarou.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Veja a reportagem completa em: