Esta é uma semana cheia para o Festival Internacional de Órgão do Algarve, preenchida com concertos e iniciativas de sexta a domingo, em Faro, Boliqueime, Loulé e Tavira.

Na sexta-feira 14 de novembro, na Igreja da Sé em Faro, tem lugar, às 9h30, um concerto pedagógico dirigido a crianças em idade escolar. Através das peripécias de várias personagens e com André Ferreira ao órgão, será contada a história de mais de 300 anos do Grande Órgão da Catedral de Faro.

Na parte da tarde, mas já em Tavira, a visita guiada aos órgãos inicia-se às 18h na Igreja do Carmo (com o mestre organeiro Dinarte Machado), passa pela Igreja de Santiago e termina na Igreja da Misericórdia (com apontamentos sonoros pelo organista Daniel Oliveira). Inscrições/informações através dos contactos 916 782 780 e musicaxxi@gmail.com.

Nessa noite, às 21h, a Igreja da Misericórdia de Tavira recebe Daniel Oliveira (órgão) e Luís Marques (oboé barroco) num programa de concerto sob o tema «A Influência Italiana em Portugal». Também na sexta-feira, às 21h, mas na Igreja Paroquial de Boliqueime, Fernando Miguel Jalôto (órgão) e Joana Amorim (traverso) apresentam um programa de música de câmara com o mote «Bach Galante: Obras para órgão e flauta do círculo de Johann Sebastian Bach».

No sábado 15 de novembro, tem lugar às 10h uma Masterclasse de baixo contínuo por Fernando Miguel Jalôto, no Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado. Inscrições/informações pelos contactos 916 782 780 e musicaxxi@gmail.com. Nessa noite, na Igreja do Carmo em Faro, às 21h, o organista Daniel Oliveira e o oboísta Luís Marques voltam a juntar-se para apresentar um novo programa de música de câmara instrumental, desta vez sob o tema «Paisagens da música para órgão e oboé pelo barroco europeu».

No domingo, 16 de novembro, realiza-se, às 18h, um concerto único na Igreja Matriz de Loulé, com Fernando Miguel Jalôto (órgão positivo) e Ludovice Ensemble. Celebrando Alessandro Scarlatti no 300.º aniversário da sua morte (1725-2025), o concerto tem o mote «L'Orfeo italiano: Alessandro Scarlatti e a Nápoles do seu tempo».

Os concertos nas igrejas são de entrada livre (gratuita) e não carecem de reserva prévia. Decorre também até 24 de novembro a participação no concurso de fotografia, realizado em parceria com a Associação ALFA e a UAlg/ESEC e contando com o apoio da FNAC. Envio das fotografias para musicaxxi@gmail.com.

O Festival Internacional de Órgão do Algarve 2025 conta com os apoios da CCDR Algarve – Unidade de Cultura, dos Municípios de Faro, Portimão, Loulé, Tavira, Lagoa e Lagos e da União de Freguesias de Faro e com a parceria da Diocese do Algarve, Cabido da Sé de Faro, Ordem do Carmo de Faro, Paróquias de Portimão, Boliqueime, Loulé, Tavira, Lagoa e Lagos, Santa Casa da Misericórdia de Tavira e Ordem do Carmo de Tavira. Conta ainda com o envolvimento de outras entidades/parceiros: Associação Grupo Coral Ossónoba, Associação Multiplicar Silêncios, Associação Cultural Ideias do Levante, Academia de Música de Portimão, Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado, Companhia de Teatro DoisMaisUm, ALFA – Associação Livre de Fotógrafos do Algarve, FNAC Faro, Universidade do Algarve – ESEC.