Após uma semana intensa de grandes concertos e iniciativas, o Festival Internacional de Órgão do Algarve retorna a Faro e a Tavira com novas iniciativas, concertos e intérpretes.

Em parceria com o mestre organeiro Dinarte Machado, está instalado no Centro Ciência Viva de Tavira um protótipo aleatório que pretende demonstrar como funcionava o Hidraulus, instrumento da antiguidade (300 anos antes de Cristo) antecessor do órgão de tubos que hoje conhecemos. Está agendada uma sessão especial de demonstração com Dinarte Machado interagindo com o público, no dia 21 de novembro, às 18h. Ainda na sexta-feira, 21 de novembro, na Igreja de Santiago de Tavira, a jovem Alice Rocha apresenta um concerto que percorre os séculos XVI a XVIII, onde serão escutadas obras de Bruna, Frescobaldi, Bohm, Seixas, Coelho, Storace, Sweelinck, Sammartini e Gonelli.

Convidado para fechar este fim-de-semana de concertos, o organista João Paulo Janeiro irá apresentar dois concertos únicos. No sábado, 22 de novembro, a Igreja da Sé, em Faro, será palco de um programa a solo no Grande Órgão com mais de 300 anos, sob o tema «Europa Mix – Central, Mediterrânea & Atlântica». Serão apresentadas obras de Araújo, Merula, Biber, Bach e Seixas.

Na tarde de domingo, 23 de novembro, na Igreja de Santiago em Tavira, tem lugar um concerto para órgão e coro. Num programa totalmente diferente e adaptado às características do órgão construído por Joaquim António Peres Fontanes em 1785, João Paulo Janeiro irá destacar a grandiosidade deste instrumento. No final, o Coro Jubilate Deo, dirigido por Daniela Rodrigues, junta-se ao organista para apresentar o Requiem de Fauré.

Os eventos são de entrada livre (gratuita) e não carecem de reserva prévia. Decorre também, até 24 de novembro, a participação no concurso de fotografia, realizado em parceria com a Associação ALFA e a UAlg/ESEC e contando com o apoio da FNAC. Envio das fotografias para musicaxxi@gmail.com.

O Festival Internacional de Órgão do Algarve 2025 conta com os apoios da CCDR Algarve – Unidade de Cultura, dos Municípios de Faro, Portimão, Loulé, Tavira, Lagoa e Lagos e da União de Freguesias de Faro, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve. Conta com a parceria da Diocese do Algarve, Cabido da Sé de Faro, Ordem do Carmo de Faro, Paróquias de Portimão, Boliqueime, Loulé, Tavira, Lagoa e Lagos, Santa Casa da Misericórdia de Tavira e Ordem do Carmo de Tavira. Conta ainda com o envolvimento de outras entidades/parceiros: Associação Grupo Coral Ossónoba, Associação Multiplicar Silêncios, Associação Cultural Ideias do Levante, Academia de Música de Portimão, Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado, Companhia de Teatro DoisMaisUm, ALFA – Associação Livre de Fotógrafos do Algarve, FNAC Faro, Universidade do Algarve – ESEC.