Georgii Kravchenko somou a sexta vitória consecutiva no Vale do Lobo Open 2 e apurou-se para a final de singulares do primeiro de dois ITF M25 organizados de forma consecutiva pela Federação Portuguesa de Ténis. Por causa da Depressão Cláudia, os encontros previstos para este sábado foram transferidos para o campo coberto do Clube de Ténis e Padel de São Brás de Alportel, mas o agravamento das condições climatéricas fez com que apenas se concluísse um embate.
O único a celebrar foi, portanto, o ucraniano Georgii Kravchenko, número 710 mundial que venceu o duelo de qualifiers com o espanhol Rafael Izquierdo Luque (939.º ATP) quando estavam decorridas 3h01, graças aos parciais de 3-6, 7-6(5) e 6-3 após anular uma desvantagem de 3-5 no tie-break do segundo set. Aos 25 anos, Georgii Kravchenko vai disputar a 11.ª final individual da carreira no circuito ITF e terceira da temporada. Com um registo de 4-6 (1-1 em 2025), o ex-número 371 mundial partirá em vantagem para a decisão de domingo, uma vez que o derradeiro adversário em Vale do Lobo só será apurado de manhã.
O alemão Rudolf Molleker (417.º ATP seis anos após ter sido 146.º) e o britânico Alastair Gray (343.º) tinham começado a segunda meia-final há poucos minutos (1-2 no primeiro set) quando a tempestade interrompeu definitivamente a jornada. A continuação do encontro foi agendada para as 10h, ou nos campos cobertos do Centro de Ténis e Padel de Faro, em caso de mau tempo, ou nos campos outdoor da Vale do Lobo Tennis Academy, o palco do torneio.
A final de singulares será discutida após o descanso necessário e para a parte da tarde estão também agendadas as meias-finais de pares, que contam com a presença do algarvio Tomás Luís ao lado de Tomas Curras Abasolo. O português e o espanhol têm encontro marcado com Ignasi Forcano e Rafael Izquierdo Luque e se forem bem-sucedidos ainda haverá a hipótese de discutirem o título no final do dia.
