O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) celebrou o Dia da Floresta Autóctone, que se assinalou a 23 de novembro, com uma ação de sensibilização ambiental na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, que envolveu, no dia 24 de novembro, quatro turmas do ensino secundário.
A sessão iniciou-se no Auditório da escola, onde foram abordadas as funções essenciais da floresta — proteção do solo e dos recursos hídricos, preservação da biodiversidade, produção de bens e serviços, mitigação das alterações climáticas e promoção do bem-estar humano. Foram igualmente destacadas as espécies autóctones mais emblemáticas da região e o seu papel fundamental na resiliência dos ecossistemas mediterrânicos.
Seguiu-se uma ação de plantação no exterior da escola, onde os alunos participaram na plantação de sobreiros e medronheiros, espécies produzidas no Viveiro Florestal de Monte Gordo e cedidas pelo ICNF no âmbito desta iniciativa. Este momento, para além de simbólico, permitiu aos alunos contactar diretamente com a floresta, compreender a importância da gestão sustentável e perceber como pequenos gestos contribuem para a conservação da natureza a longo prazo.
Ainda no âmbito da Semana da Floresta Autóctone, no dia 27 de novembro, pelas 9h30, terá lugar uma ação com cerca de 30 voluntários de uma empresa local, na Mata Nacional da Herdade da Parra, que incluirá a plantação de sobreiros.
