A 4.ª edição do Festival e Concurso de Música Infante D. Henrique, promovido pela associação Impacto Ímpar, decorre de 22 de novembro a 8 de dezembro em vários espaços do concelho de Lagos. O programa integra concertos com eminentes artistas internacionais, uma maratona musical e atividades de cariz pedagógico, com destaque para o espetáculo de estreia de obras de compositores e pintor algarvios.

A abertura do festival terá lugar, a 22 de novembro, com a Maratona Musical Gil Eanes, na qual diversos instrumentistas de várias escolas ligadas ao Ensino Artístico Especializado de Música, básico e secundário, universidades/politécnicos e músicos profissionais, irão realizar momentos performativos dedicados à música de compositores do período romântico, em vários palcos no concelho de Lagos: 10h na Igreja de Odiáxere, 11h30 na Igreja de Barão de São João, 14h30 na Igreja de Bensafrim e 16h na Igreja da Luz. Às 19h, no Centro Cultural de Lagos, para finalizar a maratona, terá lugar o espetáculo «Paisagens de Viena – Quintetos para Piano e Cordas», com Mikhail Shumov (violoncelo), João Cunha (violino), Bruno Martins (contrabaixo), Pedro Sá (violeta) e João Rosa (piano).

No dia 29 de novembro, pelas 19h, no Hotel Vila Galé Lagos, será a vez do «Duo de Violino e Piano» com os virtuosos Roman Mints e Rem Urasin. No dia seguinte, 30 de novembro, no mesmo local e à mesma hora, há um «Concerto para Piano e Orquestra», com a pianista Ingrid Sotolarova e a Algarve Camerata, que irão interpretar o concerto n.º 1 de Ludwig van Beethoven. Para fechar o ciclo de concertos, no dia 6 de dezembro, às 19h, no Centro Cultural, Pablo Lapidusas (piano), Celeste Caramanna (voz) e Nelson Faria (guitarra) apresentam «Desbunde! Looking for Johnny Alf», uma viagem ao repertório de um dos «pais» da bossa nova.

Com o objetivo de estimular a criação artística e aproximar a música contemporânea da comunidade, no dia 8 de dezembro, também no Centro Cultural, serão apresentadas seis criações de compositores algarvios – Pedro Louzeiro, Alexandre Ponte, Nuno Guerreiro, Pablo Lapidusas, Joaquim Galvão e Ricardo Martins – e ainda uma última obra de um compositor convidado, Christopher Bochmann. Nestas ações, estarão envolvidos músicos de excelência, tanto na criação, como nos momentos de interpretação: Rem Urasin (piano solo), Pablo Lapidusas e Vasco Ramalho (duo de piano e marimba), Rui Mourinho (guitarra solo), Jorge Caeiro (acordeão solo), Ricardo Martins, Vítor Bacalhau e Bruno Martins (guitarra portuguesa, guitarra elétrica e contrabaixo), Mariana Picado, Francisco Brazão e Valter Fralda (soprano, barítono e piano) e João Cunha e Gonçalo Duarte (violino e guitarra). Em simultâneo, serão exibidas sete pinturas com inspiração em elementos do concelho de Lagos e de cada obra criada pelos compositores supramencionados, da autoria do artista plástico João Sena.

O festival integra ainda duas masterclasses com Rem Urasin (piano) e Roman Mints (violino), no Hotel Vila Galé, um workshop com Nelson Faria, na Biblioteca Municipal, e um concurso para jovens instrumentistas (até 24 anos) que, à semelhança do ano passado, trará à cidade dezenas de jovens de todo o país e de Espanha.