A vida e carreira do olhanense Manuel Cajuda, figura marcante do futebol nacional e atual presidente do Sporting Clube Olhanense, é agora tema de um novo livro de Tiago Guadalupe, apresentado, no dia 22 de novembro, no Auditório Municipal Maria Barroso, em Olhão. A obra, intitulada «Manuel Cajuda – o (des)Treinador», resulta de longas conversas com o técnico algarvio e reúne memórias e episódios acumulados ao longo de quase 40 anos de profissão.
Reconhecido pela capacidade de unir cidades tradicionalmente rivais, Cajuda construiu um percurso que lhe valeu respeito em lugares como Olhão, Faro, Braga e Guimarães. Para o autor, o ex-treinador é “uma personalidade consensual no futebol português”, muito graças ao impacto que deixou nos diversos clubes que orientou.
Na sessão, realizada na sua terra natal, Cajuda destacou o papel do filho, Hugo, na concretização do projeto literário, lembrando ainda alguns momentos que marcaram o início da carreira. Ao mesmo tempo, referiu que o livro celebra não apenas o treinador, mas “o homem que procurou humanizar o treino” em Portugal.
O presidente do Município de Olhão, Ricardo Calé, sublinhou a importância da obra para a cidade: “Olhão revê-se profundamente no percurso de Manuel Cajuda; este livro é um testemunho vivo do que a nossa terra consegue inspirar”. Acrescentou ainda que “Cajuda é um exemplo de dedicação e resiliência, e esta obra permite que as novas gerações compreendam o valor humano que sempre levou para o futebol”.
A obra, editada pela 21Books, conta com prefácio de José Mourinho, introdução de Abel Ferreira e posfácio de Reinaldo Teixeira.
