À semelhança do que tem sucedido em anos anteriores, o Município de Portimão vai entregar vales de compras a 7.500 crianças e jovens do pré-escolar, 1.º ciclo, 2.º ciclo e 3.º ciclo de ensino do concelho, no montante global de 112 mil e 500 euros. Com o principal objetivo de apoiar as empresas locais e as famílias, estes vales destinam-se à aquisição de presentes, para que as crianças abrangidas tenham um Natal mais alegre.

Os vales têm o valor total de 15 euros (três unidades de 5 euros cada), serão distribuídos pelos cinco Agrupamentos de Escolas do concelho e podem ser descontados até 31 de janeiro de 2026 na rede de lojas e serviços aderentes. A medida de incentivo ao comércio local tem vindo a confirmar-se como bastante positiva, já que, o balanço de 2024, aponta para que tenham sido entregues mais de 75 mil vales, o que representa um aumento de cerca de 15 por cento em relação a 2023, correspondendo a um volume de vendas neste período, e só nas lojas aderentes, próximo de 1 milhão de euros.

Em 2025, esta iniciativa integra a campanha «No Natal, Compre Local», inserida na marca Comércio do Centro Portimão, resultando de uma parceria entre a Câmara Municipal de Portimão, a Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), a Associação Portimonense do Comércio e Serviços (APCS) e a Associação Turismo de Portimão (ATP) e visando estimular a economia do concelho durante a quadra festiva, campanha para a qual foram destinados 30 mil euros. A decorrer entre 1 de dezembro e 31 de dezembro de 2025, esta iniciativa dirige-se a pessoas a partir dos 18 anos que façam compras nas lojas aderentes e entreguem os respetivos cupões, devidamente preenchidos, no 1.º piso do Balcão Único de Portimão, localizado na Rua do Comércio, às terças, quartas e sextas-feiras, entre as 10h e as 13h e das 14h às 18h.

Por cada compra de valor igual ou superior a 10 euros, os clientes dos estabelecimentos de comércio local, restauração e serviços aderentes recebem cupões para os sorteios quinzenais que os habilitarão a ganhar vales de compras com os valores de 25, 50, 100 euros. A adesão dos estabelecimentos à campanha é gratuita, devendo a mesma ser efetuada mediante preenchimento presencial do respetivo formulário no Balcão Único, após o que receberão no imediato os cupões a entregar aos clientes após cada compra. As lojas participantes encontram-se devidamente identificadas com um dístico que exibe o logotipo da iniciativa, estando os sorteios relativos ao concurso agendados para os dias 10 e 12 de dezembro e 6 de janeiro, nas instalações do Balcão Único, sempre às 11h.

Em cada semana serão sorteados 160 vales de compras no valor de 25 euros, 60 no valor de 50 euros e 30 no valor de 100 euros, num total de 5 mil euros em prémios para utilização nos estabelecimentos aderentes, podendo os vencedores levantar os seus vales após serem notificados do prémio recebido, de forma a utilizá-los em qualquer loja associada até 31 de janeiro de 2026, numa compra mínima de 10 euros. A informação completa encontra-se disponível no site do Município de Portimão (https://cm-portimao.pt/natal-compre-local-2026), onde também pode ser consultado o regulamento completo deste concurso, organizado pela Câmara Municipal de Portimão em parceria com a ACRAL, APCS e ATP.