Depois de Famalicão e Vila Ruiva, o Emersivo – Festival Itinerante de Cultura Emergente pára em Faro, nos dias 6, 7 e 8 de dezembro. A terceira paragem do festival conta com dois palcos, mais de 10 artistas, um mercadinho emergente e muita variedade de cultura para conhecer, tudo isto no Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).
Mais do que um festival, o Emersivo procura ser um espaço de encontro e mostra de talento para artistas de diferentes artes, geografias ou influências. Assim, o festival incentiva o público, à descoberta, ao risco e ao diálogo constante com a arte emergente. Desta feita, a iniciativa organizada pela associação A Tal Emersa e produzida pela Epopeia Group conta com a parceria do IPDJ e com o apoio institucional da Câmara Municipal de Faro, da Direção Regional da Cultura do Algarve e da CCDR Faro. Esta encerrará o ciclo da primeira edição do Emersivo, em 2025.
O festival vem reforçar a importância da valorização de práticas culturais que operem fora dos moldes tradicionais e dos grandes circuitos urbanos. A sua natureza itinerante assenta em dois grandes pilares, sendo estes a realização de múltiplas edições ao longo do ano, e o compromisso de ocupar territórios fora dos centros urbanos convencionais, mostrando que também se criam e se vivem experiências culturais relevantes fora das grandes cidades. No ano da sua estreia, o Emersivo marcou presença em Louro, Vila Nova de Famalicão e em Vila Ruiva, em Cuba.
Cumprindo a premissa do festival, de trazer à tona novos talentos, tal como nas paragens anteriores, estão de momento abertas três slots para Open Call e há sempre espaço para receber propostas de performances originais, disruptivas e diferenciadoras nas áreas da música e spoken word. As inscrições para a open call estão abertas até dia 1 de dezembro e deverão ser realizadas através do formulário disponível em emersivo.pt. Os resultados da seleção serão anunciados no dia 2 de dezembro. A par disto, o festival convida também artesãos que desejem integrar o mercado emergente com os seus trabalhos, a enviarem a sua candidatura através do formulário disponível no site oficial do festival. Os projetos poderão refletir diversas formas de arte incluindo o artesanato, pequenas comidas/bebidas, vestuário, trabalhos manuais e muito mais.
Jacaréu, Sara Martins, Recante, André Louro, Marta Lima e JUG, são alguns dos artistas que integram a programação para Faro que se quer diversificada e surpreendente. Os bilhetes já estão disponíveis em epopeia.eu, podendo usufruir de preços especiais de pré-venda até dia 4 de dezembro.
