O Auditório da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão, recebeu, no dia 20 de novembro, o Colóquio comemorativo do 33.º aniversário do Centro de Atendimento a Toxicodependentes (CAT) de Olhão / Equipa Técnica Especializada de Tratamento (ETET) do Sotavento, dedicado ao tema «Consumo de substâncias psicoativas e adições comportamentais: perspetivas e desafios». A sessão de abertura contou com a presença, entre outros, do presidente da Câmara Municipal de Olhão, Ricardo Veia Calé, do presidente do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD), João Goulão, e de Sandra Caixeirinho, coordenadora do Centro de Respostas Integradas (CRI) do Algarve.

Na ocasião, o edil olhanense declarou que “os projetos podem ser fortes, mas o que importa são as pessoas”, sublinhando o privilégio de o Município acolher, tanto a comemoração do 33.º aniversário, como a própria instituição, que desempenha um papel essencial na resposta às dependências na região. João Goulão recordou a forte ligação à equipa que ajudou a formar, agradecendo o apoio contínuo do Município de Olhão ao longo dos anos e evocando vários momentos marcantes do seu trajeto profissional. Já Sandra Caixeirinho enalteceu o trabalho do Município no âmbito da transferência de competências na área da Saúde, afirmando que a autarquia tem cuidado “do edifício e dos profissionais de forma exemplar”.

Ao longo do dia, foram debatidos temas como «A abordagem psicossocial e perspetivas de intervenção» e «A mente e as adições: impactos na saúde» e foi apresentado o livro «Dançando com Cicatrizes», de João de Deus.