Sandra Ramos não é uma novata na poesia. Autora de «Ilusão» em 2017 e «Transparências» em 2021, tem-se destacado na literatura algarvia pela capacidade de refletir sobre a vida quotidiana, explorando a sensibilidade e a profundidade emocional das relações humanas.

Nascida em Faro, foi nos recantos de uma aldeia do Alentejo que cresceu. Na escrita, revelou-se primeiramente em duas obras de poesia, e em 2023 estreou-se na literatura infantil com «O Menino de Olhos Bailarinos», demonstrando a sua versatilidade como escritora. Agora, em 2025, regressa ao seu estilo literário favorito com «Palavras Soltas».

Numa escrita apurada, Sandra desenha uma narrativa que atravessa todos os poemas numa linha contínua, uma história contada na primeira pessoa pelos vários poemas e versos do livro. “Apesar de se tratar de poemas, o livro foi escrito como se de uma história só se tratasse. Foi interessante porque senti um pouco que a minha poesia saiu da sua zona de conforto”, descreve. E, ainda que mantendo-se fiel à sua voz literária tão única, admite que existe um crescimento nesta sua quarta obra. “A minha escrita foi apurando e evoluindo. A experiência deu-me isso. A forma como descrevo os sentimentos é agora mais limpa, mais pura, e acredito que nos envolve também de uma forma mais intensa”, refere.

Neste novo trabalho, a autora promete manter-se fiel a si mesma enquanto carrega os leitores por uma viagem poética intensa, onde cada poema captar a complexidade dos sentimentos e experiências que moldam a vida, sem nunca esquecer a emoção que a molda, o amor. “A temática do amor é recorrente em tudo o que escrevo. Eu sou amor e é assim que quero que seja o mundo à minha volta”, esclarece.

Mas «Palavras Soltas» vai muito para além do amor, é um livro de recomeços, de persistência, de esperanças e de não desistir mesmo perante as adversidades da vida. “Há palavras soltas que quando lidas ou escutadas, criam afinidades, constroem pontes e apertam laços”, desvenda no prefácio Cristina Cunha Gomes. O livro será apresentado no dia 23 de novembro, pelas 16h, no Columbus Culinary Bar, em Faro, e contará com um painel composto pela autora Sandra Ramos, pela prefaciadora Cristina Cunha Gomes e pela comentadora Lara Santos. A conversa será moderada por Ana Correia, da editora Epopeia Books. O evento contará ainda com um momento musical proporcionado por Ana Tereza.