A Seleção Nacional de Futsal vai defrontar Ucrânia em dois jogos de preparação no Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho, em Tavira, com vista à participação da Equipa das Quinas no Campeonato da Europa de Futsal 2026, que se disputa na Eslovénia, Lituânia e Letónia, entre 21 de janeiro e 7 de fevereiro. O primeiro jogo será disputado a 19 de dezembro, sendo que o reencontro será a 21 de dezembro. Ambas as partidas terão início pelas 19h45.

Portugal estará no Grupo D do Europeu juntamente com Itália, Polónia e Hungria. Esta será a 11.ª participação de Portugal numa fase final de um Europeu, que vai na 13.ª edição. Portugal apenas não esteve nas edições 1996 e 2001, sendo que organizou o Euro em 2007 (Gondomar). A Equipa das Quinas, recorde-se, é a atual bicampeã em título (2018 Eslovénia e 2022 Países Baixos). “Recebermos a Seleção Nacional A de futsal em nossa casa é um motivo de enorme orgulho e também de grande responsabilidade. Estes encontros assumem um significado especial para o futsal nacional, mas também para todo o desporto no concelho de Tavira. São a prova da confiança que a Federação Portuguesa de Futebol deposita nas condições, no dinamismo e na capacidade organizativa do nosso Município, que se continua a afirmar como uma referência na realização de eventos desportivos de excelência”, afirma Ana Paula Martins, Presidente da Câmara Municipal de Tavira.

Tavira sempre foi um concelho comprometido com este desporto, tendo uma longa tradição na modalidade, com origens nas famosas maratonas, de onde surgiram posteriormente equipas federadas que têm vindo a traçar o seu caminho no futsal nacional com inúmeros títulos regionais e participações em campeonatos nacionais. Têm sido anos de investimento, dedicação e apoio municipal à segunda modalidade com maior representatividade no concelho, só atrás do futebol. Nas últimas duas décadas, além da organização de finais de competições regionais em todas as temporadas desportivas, o Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho foi anfitrião de jogos de elite do futsal internacional, como a partida de preparação para o Europeu 2014 entre Portugal e Espanha, em outubro de 2013, ou os embates entre as seleções nacionais masculina e feminina de sub-21 com a congénere da Eslovénia, integrados no estágio de preparação realizado em janeiro de 2024.

Ana Paula Martins assegura que o Município de Tavira continuará a trabalhar, lado a lado, com a Federação Portuguesa de Futebol, “promovendo o desenvolvimento do futsal e valorizando o talento que diariamente se revela também nos nossos pavilhões”. “Hoje, Tavira reúne as condições necessárias para receber este tipo de eventos, que reforçam o compromisso com a modalidade e o entusiasmo que os seus adeptos têm pela mesma”, declara a edil. “A Associação de Futebol do Algarve congratula-se com a escolha da região – mais uma vez – para acolher dois jogos tão importantes da Seleção Nacional de Futsal. Trata-se de mais uma excelente oportunidade para todos os adeptos e agentes desportivos do futsal algarvio verem de perto as estrelas da atual bicampeã europeia. É também um prémio para todos aqueles que trabalham diariamente em prol do desenvolvimento do futsal no Algarve, que continua a crescer, dos petizes aos seniores, no masculino e no feminino, com vários atletas a serem chamados regularmente às Seleções Nacionais, mérito dos clubes”, aponta, por sua vez, João Pedro Gomes, Presidente da Associação de Futebol do Algarve.