Os Prémios DECO estão de regresso para a sua terceira edição e as distinções, atribuídas pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, vão reconhecer iniciativas, programas e estratégias de apoio e defesa dos munícipes, assim como o trabalho desenvolvido por Municípios e Juntas de Freguesia em prol do consumidor a nível local. Os prémios apresentam oito categorias, assim como uma imagem renovada, as candidaturas já estão abertas e os vencedores vão ser conhecidos em abril de 2026.
«Habitação e Espaço Público», «Bem-estar e Saúde Mental», «Turismo», «Políticas Verdes e Energia», «Tecnologia e Inovação», «Educação e Juventude», «Imigração, Inclusão e Diversidade» e «Cultura e Lazer», são as oito categorias dos Prémios DECO, que têm como intuito reconhecer as autarquias que implementam políticas locais de proteção do consumidor que, através da aposta na inovação, impacto e proximidade, procuram responder às necessidades mais prementes dos territórios. Em relação às Freguesias, as distinções variam em função da pontuação obtida no formulário de inscrição. Há Menção Honrosa para aquelas que obtiverem mais de 75 pontos e Prémio para 90 pontos ou mais.
Os projetos dos Municípios e das Freguesias vão ser avaliados por um painel composto por cinco elementos por categoria: quatro deles comuns a todas, juntando-se depois um especialista por área. Os vencedores, além de um troféu, recebem também um selo com menção gráfica digital, para utilização nas mais variadas plataformas, assim como a possibilidade de participar noutras iniciativas da rede DECO. Os municípios e freguesias podem candidatar-se através do site https://deco.pt/premios-deco/ até ao dia 31 de março.
