O tornado que atingiu, no dia 15 de novembro, o Eden Resort e o Parque de Campismo de Albufeira provocou uma vítima mortal, uma cidadã britânica de 85 anos, 28 feridos, dos quais 26 ligeiros e dois graves, e deixou um enorme rasto de destruição. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Rui Cristina, que fez questão de acompanhar, desde a primeira hora, a situação no terreno qualificou o “cenário como caótico, quase de guerra”.

Durante a Conferência de Imprensa no Salão Nobre destinada a apresentar o balanço da situação, Rui Cristina apresentou, em nome do Município de Albufeira, sentidas condolências aos amigos, à família e à comunidade mais próxima da vítima mortal e desejou as rápidas melhoras aos feridos. O autarca sublinhou a importância da resposta rápida e coordenada dos meios locais e regionais, aproveitando para agradecer ao Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, na pessoa do comandante Vítor Vaz Pinto, ao INEM, aos Bombeiros, à GNR e à Unidade Local de Saúde.

Rui Cristina informou que o Município disponibilizou equipas formadas por técnicos de Ação Social, Psicólogos e da Proteção Civil para prestarem apoio às vítimas. “Não sabemos, ainda, se há desalojados, mas se houver, a Câmara Municipal irá providenciar tudo aquilo que estiver ao nosso alcance para colmatar a situação. Quero, também, assegurar que estamos a trabalhar para garantir o apoio a estas vítimas, às famílias e às estruturas afetadas, bem como a tentar restabelecer, o mais rápido possível, as condições de segurança na área atingida. Temos serviços municipais a limpar as estradas e a retirar os detritos para que tudo volte à normalidade”, declarou na ocasião.