O Programa de Combate ao Tabagismo do Município de Castro Marim atingiu, no dia 6 de novembro, a 1000.ª consulta com mais um cidadão que pretende abandonar de vez com o vício do tabaco. Este programa, durante a última década, já fez com que perto de 800 tenham deixado de fumar ao fim de um ano, com uma taxa de sucesso de 82,37 por cento, vindos de localidades como Castro Marim, Vila Real de Santo António, Tavira, Faro, Mértola, Almodôvar, Portimão, Loulé e Lisboa e de países como Espanha, Alemanha e Reino Unido.

A iniciativa trabalha nas vertentes da sensibilização e da motivação para deixar de fumar, com apoio aos fumadores durante todo o processo, iniciando-se com uma consulta de cessação tabágica com o médico e ex-presidente do Município de Castro Marim, Francisco Amaral. No âmbito deste projeto, nos últimos anos, têm sido promovidas diversas campanhas de sensibilização, jantares de convívio de ex-fumadores e ainda a instalação de uma escultura localizada na Praça 1.º de Maio, em Castro Marim, intitulada «Eco-Pulmão», da autoria de Carlos Correia.

Ao longo dos anos esta iniciativa tem vindo a ser destacada a nível nacional e internacional pelos seus excelentes resultados, que já foram apresentados em vários congressos de saúde por todo o país e em Espanha. Para marcação de consulta ou obter mais informações deve contactar através do telefone 961 010 169.