As mulheres empresárias da Andaluzia e do Algarve enfatizaram a necessidade de colaboração para melhorar a eficiência do sector produtivo liderado por mulheres e reforçar as sinergias entre as empresárias de ambas as regiões. As redes de mulheres empresárias AJE Huelva, MeTime Algarve e Astarté, juntamente com várias empresárias em nome individual, participaram no Encontro de Mulheres Empreendedoras da Eurocidade do Guadiana, realizado em Castro Marim, no âmbito do projeto EURES Transfronteiriço Andaluzia-Algarve.
A presidente da Câmara Municipal de Castro Marim e vice-presidente da Eurocidade do Guadiana, Filomena Sintra, destacou a importância das redes de mulheres empreendedoras e do reforço do tecido empresarial na região fronteiriça. A diretora da Eurocidade, Silvia Madeira, fez um balanço muito positivo do encontro e sublinhou a necessidade de as mulheres partilharem projetos e entenderem a fronteira como uma oportunidade, e não como uma barreira.
O encontro incluiu ainda um painel de discussão dinâmico com as experiências de mulheres empreendedoras que lideraram diversos projetos que se tornaram modelos consolidados para o desenvolvimento de negócios. Foram também entregues prémios a três empresas lideradas por mulheres que se destacaram em diferentes áreas pela sua contribuição para o empreendedorismo e pela sua abordagem transfronteiriça: Azul Soho Market, Salinas del Alemán e a cooperativa social Las Andevaleñas.
O projeto EURES Transfronteiriço Andaluzia-Algarve é uma iniciativa financiada pela União Europeia para promover a mobilidade laboral e empresarial na região fronteiriça, tendo como principais parceiros o Serviço Andaluz do Emprego e o Instituto de Emprego e Formação Profissional de Portugal. O Encontro de Mulheres Empresárias é uma atividade organizada pela Eurocidade do Guadiana em colaboração com os centros Europe Direct de Huelva e do Algarve, com o apoio da Diputación Provincial de Huelva e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
