O Município de Portimão dinamiza a Semana Municipal do Voluntariado, entre 2 e 5 de dezembro, com um conjunto de iniciativas em que reconhece o contributo das pessoas e instituições que, todos os dias, ajudam a construir uma comunidade mais solidária, participativa e sustentável. 

Ao longo destes dias, o Município pretende promover o encontro entre entidades que desenvolvem projetos de voluntariado — com destaque para o I Encontro Intermunicipal de Voluntariado de Portimão — incentivar a participação da comunidade, em especial dos mais jovens, e dar visibilidade ao trabalho realizado por escolas, instituições e cidadãos. A semana integra ainda o reconhecimento público de projetos que se evidenciam no concelho, culminando na entrega do Prémio Municipal do Voluntariado, a 5 de dezembro, data em que se assinala o Dia Internacional do Voluntariado.

A marcar o arranque da Semana Municipal do Voluntariado, o Município de Portimão promove pela primeira vez o Encontro Intermunicipal de Voluntariado, no dia 2 de dezembro, das 10h às 17h30, no Lugar do Rio – Espaço Jovem de Portimão. O encontro centra-se na apresentação de projetos e experiências de entidades ligadas ao voluntariado, nomeadamente a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Portimão.

Segue-se o painel «Experiências municipais em rede», que dará a conhecer a Plataforma do Voluntariado de Portimão e o Centro de Voluntariado da Maia, terminando a manhã com debate. À tarde os participantes são convidados a realizar uma visita guiada à exposição «Portimão, Território e Identidade» do Museu de Portimão.

As inscrições para este Encontro são gratuitas e estão abertas até 28 de novembro através de preenchimento de formulário disponibilizado no seguinte endereço: Inscrição no I Encontro Intermunicipal de Voluntariado de Portimão.

A Semana Municipal do Voluntariado termina a 5 de dezembro com a cerimónia de entrega do Prémio Municipal do Voluntariado, às 17h, no Lugar do Rio – Espaço Jovem de Portimão, momento que assinala igualmente o Dia Internacional do Voluntariado. Na edição de 2025, o Prémio é atribuído de acordo com um novo regulamento, que introduz as categorias «Escola Voluntária» e «Instituição Voluntária», abertas à participação de escolas públicas e privadas do concelho e de entidades com projetos de voluntariado desenvolvidos no ano anterior ou em execução.

Na ocasião serão distinguidas a Escola Voluntária e a Instituição Voluntária, que receberão, respetivamente, 4.500 euros e 3.500 euros de prémio monetário, passando igualmente a deter os selos identificativos «Escola Voluntária 2025» e «Instituição Voluntária 2025» criados para o efeito. A cerimónia integra intervenções das entidades distinguidas, o balanço da Semana Municipal do Voluntariado e a sessão de encerramento com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Álvaro Bila.

Durante a Semana Municipal do Voluntariado estão ainda previstas outras iniciativas, como é exemplo a ação comunitária «Por um Espaço Mais Limpo», no dia 3 dezembro, entre as 9h30 e as 12h30, com ponto de encontro na zona da Espargueira, na Ria de Alvor. Aberta à comunidade, às escolas do concelho e a voluntários inscritos na Plataforma Municipal de Voluntariado, todos são convidados a participar numa manhã dedicada à preservação ambiental, que representa uma oportunidade para reforçar o compromisso para com um espaço público mais limpo, cuidado e sustentável.

Sob o mote da sensibilização ambiental e do voluntariado ecológico, a ação estimula o espírito de colaboração e dá visibilidade à importância da ação local na sustentabilidade ambiental, contando ainda com a colaboração da Associação A ROCHA e da EMARP, responsável pelo fornecimento dos sacos e recolha dos resíduos. No âmbito da Semana Municipal do Voluntariado, o Município promove ainda no dia 4 de dezembro uma ação de formação dirigida a cerca de 20 voluntários já integrados na Plataforma Municipal de Voluntariado. A iniciativa, que decorre online e em regime assíncrono, é de curta duração e permite aos participantes adquirir noções fundamentais sobre o voluntariado e o seu enquadramento ético e legal, reforçando a sua capacitação para a intervenção comunitária.