Tomás Luís não precisou de entrar em ação para avançar para as meias-finais de pares do Vale do Lobo Open 2, ITF M25 que esta sexta-feira foi transferido para o Centro de Ténis e Padel de Faro por causa da Depressão Cláudia e que no sábado será jogado em São Brás de Alportel. As previsões apontam para que a final de domingo possa acontecer na Vale do Lobo Tennis Academy.

Dois dias depois de superar a estreia ao lado de Tomas Curras Abasolo, Tomás Luís beneficiou da desistência do irlandês Charles Barry e do britânico Hamish Stewart, segundos cabeças de série, rumo às meias-finais, fase em que terá pela frente Ignasi Forcano e Rafael Izquierdo Luque. Na jornada desta sexta-feira não se disputou qualquer encontro dos quartos de final de pares, mas três ficaram resolvidos com desistências e uma delas foi a de Tiago Pereira com o suíço Andrin Casanova, pelo que o conterrâneo algarvio passou a ser o único português em prova.

Nos singulares, os encontros disputados nos campos cobertos de Faro originaram uma meia-final entre cabeças de série e outra entre qualifiers. Na metade superior do quadro, o alemão Rudolf Molleker (417.º ATP seis anos após ter sido 146.º) resistiu ao espanhol Alberto Barroso Campos (602.º) e venceu com os parciais de 7-6(5) e 6-1 para confirmar o estatuto de quinto pré-designado. Pouco depois, recebeu a companhia de Alastair Gray (343.º), com o britânico, quarto pré-designado, a superar o belga Emilien Demanet (593.º) por 6-3 e 6-4.

A outra vaga na final será discutida entre dois jogadores que começaram a semana na fase de qualificação e que já somam cinco vitórias no torneio: Rafael Izquierdo Luque (939.º) e Georgii Kravchenko (710.º). O espanhol arrasou o sétimo cabeça de série Jack Loge (493.º), da Bélgica, ao vencer o encontro mais rápido da jornada por 6-1 e 6-2; o ucraniano passou por Tomas Curras Abasolo (797.º) com 7-5 e 6-0.

Este sábado, as meias-finais de singulares serão jogadas a partir das 10h30 no court coberto do Clube de Ténis e Padel de São Brás de Alportel. A meia-final de pares do algarvio Tomás Luís será o quarto encontro do dia.