Tomás Melo Gouveia foi anunciado, no dia 23 de novembro, pela Federação Portuguesa de Golfe (FPG) e pela PGA Portugal, como o vencedor do Timestamp Golf Tour de 2025. O algarvio de 31 anos terminou a época como o n.º 1 do Ranking do Timestamp Golf Tour, o circuito profissional de golfe, sancionado pelas duas entidades (FPG e PGA Portugal), após seis torneios disputados.
O n.º 2 do ranking foi Vasco Alves, que teve um putt de 12 metros no último buraco do circuito para ser ele o n.º 1 e também o campeão da Timestamp Golf Tour Final By PGA National. O 2.º lugar na Aroeira só lhe permitiu terminar 2025 como o n.º 2 do circuito. Numa época em que, ao longo das seis provas, participaram nove dos dez primeiros portugueses no ranking mundial de golfe (o único ausente foi Stephen Ferreira, que reside no Zimbabué), Tomás Melo Gouveia foi o único a conquistar dois títulos.
O profissional do ACP Goolfe venceu logo o torneio de abertura, o Montebelo Golf Classic (no concelho de Viseu), ao derrotar no play-off Pedro Lencart. Depois, repetiu a dose, de novo uma «morte súbita» em que superou o credenciado Pedro Figueiredo, no Lisbon Masters (concelho de Sintra). Nos outros torneios, foi 3.º no VI Solverde Players Championship (Espinho), 3.º no Campeonato Nacional de Profissionais (em Troia, concelho de Grândola), não jogou o 42.º Open Pro-Am do Clube de Golfe da Ilha Terceira e foi 4.º na Timestamp Golf Tour Final by PGA National (na Aroeira, em Almada).
Embora já esteja em plena pré-temporada para o hotelplanner Tour de 2026 (a segunda divisão europeia), o algarvio conta ainda competir nas próximas duas semanas em dois torneios do Mena Tour (circuito profissional do Médio Oriente) no Aroeira-2 e no O’Connor Course do Amendoeira Golf Resort. E depois, em janeiro e fevereiro, em torneios do PT Tour (o circuito internacional no Algarve), cuja final será na Aroeira.
Foto: Rodrigo Gatinho
