Após mais um final de semana de grandes concertos, o Festival Internacional de Órgão do Algarve está prestes a encerrar. Convidado para fechar a 18.ª edição do evento, o organista holandês Matthias Havinga irá presentear o público com dois concertos únicos: na sexta-feira, 28 de novembro, na Igreja de Santa Maria, em Lagos, no órgão Walcker de 1893, restaurado recentemente por Dinarte Machado. Bach, Sweelinck, Coelho, Nielsen e Vierne compõem o exigente e virtuoso programa; no sábado, 29 de novembro, na Igreja da Sé, em Faro, tem lugar o concerto de encerramento do Festival. Buxtehude, Sweelinck, Böhm, Manneke, Welmers e Bach são os compositores escolhidos para soar no Grande Órgão com 310 anos.

Antes do concerto de encerramento, o evento decorre na FNAC Faro para se falar um pouco sobre os órgãos de tubos, sobre o Festival (o que termina e o que está por vir) e, claro está, para anunciar os vencedores do Concurso de Fotografia. Os eventos são de entrada livre (gratuita) e não carecem de reserva prévia.

O Festival Internacional de Órgão do Algarve 2025 conta com os apoios da CCDR Algarve – Unidade de Cultura, dos Municípios de Faro, Portimão, Loulé, Tavira, Lagoa e Lagos e da União de Freguesias de Faro, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve. Conta com a parceria da Diocese do Algarve, Cabido da Sé de Faro, Ordem do Carmo de Faro, Paróquias de Portimão, Boliqueime, Loulé, Tavira, Lagoa e Lagos, Santa Casa da Misericórdia de Tavira e Ordem do Carmo de Tavira. Conta ainda com o envolvimento de outras entidades/parceiros: Associação Grupo Coral Ossónoba, Associação Multiplicar Silêncios, Associação Cultural Ideias do Levante, Academia de Música de Portimão, Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado, Companhia de Teatro DoisMaisUm, ALFA – Associação Livre de Fotógrafos do Algarve, FNAC Faro, Universidade do Algarve – ESEC.