Teve lugar, no dia 27 de novembro, na Escola Secundária de Loulé, a cerimónia de entrega de prémios da quinta edição das Curtas CineFolha, uma produção da Folha de Medronho, em parceria com a Plutão de Verão e com o apoio da Câmara Municipal de Loulé. Esta edição, dedicada a obras produzidas em contexto escolar e universitário, contou com um júri composto por alunos da ESL.

Ao longo da jornada foram exibidas cinco curtas-metragens em competição e três realizadas por alunas da ETIC Algarve. O público teve ainda a oportunidade de conversar com três realizadores: dois da mostra competitiva – Matias João da Mata Pires, da Escola Superior de Media Artes e Design do Porto («Uma Pessoa Assim»), e Carina Abrantes, do Politécnico de Leiria («Lembrança do que uma vez foste»); e Jordana Gasparinho, formada na ETIC Algarve e realizadora do filme «From War with Love».

Estavam em competição as obras «A Culpa é da Água», de 2024, de Ana Guia, Marta Roberto, Ruben Pinto & Tiago Magalhães, do Instituto Politécnico de Portalegre; «Não Sei O Que Fazer Com As Mãos», de 2024, de Marta Delgado, da Universidade da Beira Interior; «A Herança», de 2025, de Jacob Pisco, da Faculdade Méliès; «Uma Pessoa Assim», de 2025, de Matias João da Mata Pires, da Escola Superior de Media Artes e Design do Porto; e «Lembrança do que uma vez foste», de 2’25, de Carina Abrantes, do Politécnico de Leiria. A Mostra ETIC inclui as curtas «É-me Indiferente» de Sofia Bilanyuk, «From War With Love» de Jordana Gasparinho e «Foclore Sáfico» de Artémis Andrade, todas de 2025.

A grande vencedora foi «A Culpa é da Água», com o 2.º lugar a ser obtido por «A Herança» e, em 3.º lugar (ex-aequo) ficaram «Uma Pessoa Assim» e «Não Sei o Que Fazer com as Mãos».