O Algarve acaba de ser eleito Melhor Destino de Praia do Mundo 2025 nos World Travel Awards, conquistando este título pela quarta vez e estabelecendo um recorde sem precedentes. Com esta vitória, a região torna-se o único destino de praia do mundo distinguido em quatro edições (2020, 2021, 2024 e 2025), ultrapassando destinos icónicos como Maldivas e Ilhas Turcas e Caicos, ambos com três títulos.
A distinção foi anunciada, no dia 6 de dezembro, durante a Gala Final dos World Travel Awards 2025, considerados os «Óscares do Turismo», que este ano teve lugar no Bahrain. Após um período de votação que envolveu profissionais de turismo, imprensa especializada e viajantes de todo o mundo, o Algarve destacou-se entre 19 destinos nomeados, entre os quais Porto Santo e outros locais de praia mundialmente reconhecidos, como Tailândia, Cancún (México), Seicheles, Filipinas ou Zanzibar. “Tornarmo-nos o único destino de praia do mundo a receber esta distinção por quatro vezes é um momento especial para toda a região. É o reflexo de um trabalho coletivo consistente e dedicado ao longo dos últimos anos. Mais do que uma vitória, é uma confirmação clara de que o Algarve está na linha da frente global quando falamos de destinos de praia. É com muito orgulho que recebemos este prémio e, com ele, a responsabilidade de continuar a elevar a fasquia, a preservar os nossos recursos naturais e a superar as expectativas de quem nos visita ano após ano”, declara André Gomes, presidente do Turismo do Algarve.
De recordar que, a este quádruplo título de Melhor Destino de Praia do Mundo, o Algarve junta ainda dez distinções como Melhor Destino de Praia da Europa atribuídos ao longo da última década (2012, 2013, 2015, 2016, 2017, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023). Este reconhecimento internacional continuado vem reforçar um conjunto de atributos que colocam os 200 quilómetros da costa algarvia entre os preferidos de viajantes de todo o mundo: a combinação única e diversificada de cenários naturais de enorme beleza; a oferta de experiências para todos os perfis de visitantes; e o forte compromisso da região com a sustentabilidade, qualidade ambiental e acessibilidade das suas praias.
