A Fórmula 1 anunciou, no dia 16 de dezembro, que regressará ao Autódromo Internacional do Algarve no âmbito de um acordo de dois anos celebrado entre o Governo Português, o Turismo de Portugal, o Turismo do Algarve e o Autódromo Internacional do Algarve para as temporadas de 2027 e 2028. O circuito de Portimão, que recebeu o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 em 2020 e 2021, volta a integrar o calendário global da modalidade após ter desempenhado um papel decisivo no regresso da categoria durante a pandemia de COVID-19.

Localizado no sul de Portugal, região de referência internacional pelo seu património natural e cultural, o Circuito de Portimão oferece um traçado técnico de 4,6 quilómetros, marcado pelas suas icónicas variações de altitude, que culminam numa descida desafiante para a curva final antes da reta da meta. Estas características têm sido amplamente reconhecidas, tanto por pilotos como por equipas, contribuindo para a reputação do traçado como um dos mais exigentes e emocionantes do mundo.

Após 20 anos de ausência de Portugal, foi em 2020 que se voltou a fazer história, com o regresso da competição ao país, sendo também em Portimão que Lewis Hamilton ultrapassou o recorde de vitórias de Michael Schumacher, em Grande Prémio de Fórmula 1, ao garantir o seu 92.º triunfo, em 2021. Hamilton continua a ser o único piloto do atual pelotão a ter vencido no circuito. Este regresso mais recente reforça uma história prestigiante que Portugal tem na Fórmula 1, tendo acolhido o seu primeiro Grande Prémio no Porto, em 1958, bem como fins de semana de corrida em Monsanto e no Estoril, ao longo dos 75 anos da modalidade.

Para Jaime Costa, Chairman e CEO do Autódromo Internacional do Algarve, “este anúncio representa o reconhecimento da excelência técnica do nosso circuito, e também um palco para a demonstração da paixão e dedicação dos nossos fãs”. “O Grande Prémio de Portugal constituirá um impulso significativo para o turismo, para a economia local e para toda a comunidade. Esta conquista só foi possível graças ao apoio contínuo do Governo Português, do Turismo de Portugal e do Turismo do Algarve, a quem expressamos o nosso sincero agradecimento”, frisa Jaime Costa. “O traçado único da nossa pista continuará a desafiar os melhores pilotos do mundo e a proporcionar um espetáculo incomparável. Estamos totalmente empenhados em assegurar uma edição memorável e em elevar, mais uma vez, os padrões de qualidade dentro e fora da pista”, reforçou.


A confirmação de Portugal no calendário mundial da Fórmula 1 traduz um renovado voto de confiança internacional na capacidade organizativa do país e na excelência técnica do Autódromo Internacional do Algarve. Diversos estudos realizados na sequência das edições de 2020 e 2021 demonstraram o elevado retorno económico e promocional associado ao evento, estimando-se que o impacto combinado tenha atingido cerca de 100 milhões de euros por cada Grande Prémio. Representou ainda uma das maiores oportunidades de exposição internacional para Portugal e para a Marca Algarve, reforçando a presença do destino num palco global de enorme notoriedade, com 827 milhões de fãs em todo o mundo e uma audiência que atinge, em média, cerca de 70 milhões de espectadores durante cada fim de semana de corrida.

Com a confirmação das edições de 2027 e 2028, Portugal volta a integrar o restrito grupo de países que acolhem o mais prestigiado campeonato de automobilismo do mundo. Para estas edições, o Turismo de Portugal e o Turismo do Algarve antecipam que o impacto económico e o retorno mediático venham a superar largamente os valores registados em 2020 e 2021, beneficiando da normalização das viagens internacionais e do crescimento exponencial das audiências globais da Fórmula 1 nos últimos anos, reforçando assim a projeção internacional do destino Portugal e da região do Algarve. “Garantir a realização de um Grande Prémio de F1 representa um passo estratégico para a região e para o país, reforça a nossa projeção internacional e consolida o nosso posicionamento enquanto destino turístico. Estamos preparados para receber este evento, mostrando o melhor da hospitalidade portuguesa e da nossa capacidade empreendedora”, declara o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado. Já Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, destaca que “a Fórmula 1 volta a colocar Portugal no centro das atenções globais, reforçando a imagem do país como um destino vibrante, moderno e capaz de acolher eventos de escala mundial”. “Para além da projeção mediática incomparável, este evento impulsiona o setor, dinamiza as regiões envolvidas e contribui para consolidar o posicionamento de Portugal entre os destinos mais atrativos e competitivos da Europa. Será um momento estratégico, que evidenciará a qualidade da nossa hospitalidade, a diversidade da nossa oferta e a capacidade do turismo português de gerar impacto positivo no território e na economia”, aponta.

Também o Presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, entende que “o regresso da Fórmula 1 a Portimão é uma excelente notícia para o Algarve e para Portugal”. “Confirma a visão estratégica que temos defendido para o Autódromo Internacional do Algarve e para o reforço da projeção internacional do destino. O Turismo do Algarve está totalmente empenhado em assegurar o sucesso destas edições, garantindo que Portugal volta a receber a Fórmula 1 com a excelência, a segurança e a hospitalidade que o mundo reconheceu e elogiou em 2020 e 2021”.