A Estrutura Residencial e Centro de Dia Alzheimer e outras Demências da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim recebeu uma Menção Honrosa e ficou classificado em segundo lugar na categoria «Portugal + Social», dos Prémios dos Fundos Europeus, que estiveram em votação até ao dia 17 de outubro. Este foi o único projeto algarvio selecionado e em votação nesta categoria, cujos vencedores foram revelados, no dia 5 de novembro, numa cerimónia que decorreu no Convento de São Francisco, em Coimbra, inserida na segunda edição da Mostra dos Fundos Europeus.
Ao todo foram 25 projetos a concurso que representam a excelência em termos de inovação, transformação social e sustentabilidade, depois de terem sido avaliadas 282 candidaturas, que confirmam assim o impacto e o papel dos fundos europeus no desenvolvimento e futuro do país. Os Prémios dos Fundos Europeus são promovidos pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão, no âmbito da Rede de Comunicação do Portugal 2030, com o objetivo de promover a divulgação do impacto de projetos apoiados por fundos europeus no desenvolvimento social, económico e ambiental nos territórios onde são implementados.
O Município de Castro Marim foi um parceiro ativo da Santa Casa da Misericórdia, em articulação com a própria entidade financiadora, e juntos, partilhando responsabilidades e compromissos, conseguiu-se implementar aquilo que hoje é um projeto de referência. “É também uma lição para a importância das parcerias público-privadas e a necessidade de as entidades fiscalizadoras olharem para estas parcerias como instrumentos positivos e, muitas vezes, a única forma da sua concretização. O Município de Castro Marim agradece a todos os que permitiram a concretização e agora com amor e dedicação desenvolvem trabalho de reconhecimento maior, muito superior a qualquer distinção. Ganha Castro Marim, o Algarve, o país, e o grande desígnio europeu”, referem os responsáveis autárquicos.

