Com 25 anos de história, as Finais Mundiais Rotax regressam, em 2026, ao Kartódromo Internacional do Algarve. Depois de 2012, 2015, 2017 e 2022, esta será a quinta visita daquele que é um dos grandes eventos do karting a nível mundial e que todos os anos leva ao palco das finais cerca de 400 pilotos oriundos de todos os continentes. A prova será disputada entre 21 e 28 de novembro de 2026, tornando o traçado junto ao Autódromo Internacional do Algarve o epicentro do karting a nível mundial, sendo a prova igualmente alvo de transmissão streaming para todo o planeta.
Em 2022, o KIA recebeu 396 pilotos – um recorde na história das Finais Mundiais Rotax – e no próximo ano a barreira dos 400 pilotos a competir na prova poderá mesmo ser ultrapassada num registo histórico para o karting a nível global. “Este regresso das Finais Mundiais Rotax ao nosso kartódromo mostra a credibilidade e respeito que conquistámos desde a primeira passagem da competição pela nossa pista, mas mais uma vez irá trazer à região cerca de 2 mil pessoas que integram a comitiva total da competição e que estarão, tal como em anos anteriores, a viver no Algarve durante duas semanas, reforçando a importância dos grandes eventos que acolhemos fora da época estival e que são de importância maior para a economia local”, refere Jaime Costa o CEO da Parkalgar.
No final da edição de 2025 realizada recentemente no Reino do Bahrain, foi o Presidente da Região de Turismo do Algarve, André Gomes, quem recebeu da organização o «testemunho» que confirmou o regresso da competição ao Algarve bem perto do final de 2026.
