São Brás de Alportel viveu um momento simbólico e profundamente inspirador no dia 22 de dezembro, com a celebração dos 113 anos de Maria da Conceição, a mulher mais idosa de Portugal. A comemoração teve lugar no Lar de Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia, onde reside.

Conhecida carinhosamente por «tia-menina», Maria da Conceição nasceu a 22 de dezembro de 1912, dois anos antes da fundação do concelho de São Brás de Alportel. É um testemunho vivo de mais de um século de história, tendo atravessado profundas transformações sociais, culturais e económicas em Portugal e no mundo. Na instituição onde vive, é afetuosamente tratada por «Rainha», conquistando todos com o seu espírito sereno, a sua lucidez e as memórias cheias de sabedoria que partilha.

A super-centenária já tinha sido homenageada na Festa dos Centenários, uma iniciativa promovida pelo Município de São Brás de Alportel e pela Santa Casa da Misericórdia, e voltou a estar rodeado, nesta tarde especial, pelos principais responsáveis autárquicos do concelho e por muitos amigos da instituição.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Veja a reportagem completa em: